Tecnologia educacional desenvolvida ou utilizada para o cuidador de idosos: uma revisão integrativa

Rachel da Silva Serejo Cardoso, Fayanne Schaustz Bom, Tauan Nunes Maia, Edmundo de Drummond Alves Junior, Selma Petra Chaves Sá

Resumo


RESUMO

Objetivo: investigar na literatura tecnologias educacionais desenvolvidas e utilizadas para cuidadores de idosos. Metodologia: revisão integrativa para responder a questão << Quais as evidências científicas sobre o uso de tecnologias educacionais desenvolvidas para cuidadores de idosos? >> Foi realizada a busca nas bases de dados MEDLINE e LILACS; na biblioteca SCIELO e  no banco de dados COCHRANE, empregando os descritores: Tecnologia educacional, saúde do idoso e cuidadores. Para análise foram selecionados três artigos com os critérios de elegibilidade. Resultados: após análise das produções verificou-se que as tecnologias educacionais (TE) são utilizadas para cuidadores de idosos com doenças que acarretam distúrbio cognitivo mental como as demências, problemas psiquiátricos e doenças crônicas. Conclusão: TE é recomendada enquanto ferramenta facilitadora na prestação do cuidado aos idosos, porém poucos estudos de intervenção foram apresentados com desenvolvimento de tecnologias voltadas para cuidador de idosos. Descritores: Tecnologia Educacional; Saúde do Idoso; Cuidadores.

ABSTRACT

Objective: investigating in the literature educational technologies developed and used to elderly caregivers. Methodology: an integrative review aiming to answer the question << What are the scientific evidences about the use of educational technologies developed for elderly caregivers? >> The search was conducted in MEDLINE and LILACS databases; in SCIELO library and COCHRANE database, using the descriptors: educational technology, elderly health and caregivers. For analysis there were selected three articles with the eligibility criteria. Results: after analysis of the productions it was found that educational technologies (ET) are used to caregivers of patients with diseases that cause cognitive mental disorder, such as: dementia, psychiatric problems and chronic diseases. Conclusion: ET is recommended as a facilitating tool in providing care to the elderly, but few intervention studies were presented with development of technologies turned to elderly caregivers. Descriptors: Educational Technology; Elderly Health; Caregivers.

RESUMEN

Objetivo: investigar en la literatura las tecnologías educativas desarrolladas y utilizadas para cuidadores de ancianos. Metodología: una revisión integradora para responder a la pregunta << ¿Cuáles son las evidencias científicas acerca del uso de tecnologías educativas desarrolladas para cuidadores de ancianos? >> La búsqueda se realizó en las bases de datos MEDLINE y LILACS; en la biblioteca SciELO y en la base de datos Cochrane, utilizando los descriptores: tecnología de la educación, la salud de las personas mayores y cuidadores. Para el análisis se seleccionaron tres artículos con los criterios de elegibilidad. Resultados: tras el análisis de la producción se encontró que la tecnología educativa (TE) se utiliza para cuidadores de pacientes con enfermedades que causan trastornos cognitivos mentales, como la demencia, problemas psiquiátricos y las enfermedades crónicas. Conclusión: la TE se recomienda como una herramienta facilitadora en la atención a las personas mayores, pero pocos estudios de intervención se presentaron con el desarrollo de tecnologías para los cuidadores de personas mayores. Descriptores: Tecnología Educativa; Salud de los Ancianos; Cuidadores.


Palavras-chave


Tecnologia educacional, saúde do idoso e cuidadores.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i10a10871p1565-1571-2015



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios