Diagnósticos de enfermagem de adolescentes escolares

Francisca Kessiana Freitas Leal, Maria Imaculada Lourenço Meirú, Francisco Mardones dos Santos Bernardo, Cristianne Soares Chaves, Ana Debora Assis Moura, Emilia Soares Chaves Rouberte

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar o perfil diagnóstico de adolescentes escolares. Método: estudo do tipo metodológico, desenvolvido no município de Redenção/CE, com 114 adolescentes na faixa etária entre 12 e 19 anos de uma escola pública. Para a nomeação dos diagnósticos de enfermagem, foi utilizada a NANDA-I. Resultados: os diagnósticos de enfermagem mais prevalentes foram de dor aguda (46%); nutrição desequilibrada: mais do que as necessidades corporais (21%); disposição para nutrição melhorada (17,5%); dentição prejudicada (11,4%) e estilo de vida sedentário (10,5%). Conclusão: por meio deste estudo, percebe-se a importância da utilização dos diagnósticos de enfermagem no ambiente escolar, uma vez que permite identificar respostas humanas dessa fase, e planejar ações de promoção à saúde conforme as reais necessidades dos adolescentes. Descritores: Enfermagem; Adolescente; Escola.

ABSTRACT

Objective: to analyze the diagnostic profile of adolescents. Method: methodological type study, developed in the city of Redenção/CE, with 114 adolescents aged between 12 and 19 years from public schools. For the appointment of nursing diagnoses, we used the NANDA-I. Results: the most prevalent nursing diagnoses were acute pain (46%), imbalanced nutrition: more than the body's requirements (21%), willingness to improved nutrition (17.5%), impaired dentition (11.4%) and sedentary lifestyle (10.5%). Conclusion: through this study we realize the importance of the use of nursing diagnoses in the school environment, as it allows to identify human responses that stage, and plan health promotion activities according to the real needs of adolescents. Descriptors: Nursing; Adolescent; School.

RESUMEN

Objetivo: analizar el perfil diagnóstico de los adolescentes. Método: estudio de tipo metodológico, desarrollado en el Municipio de Redenção/CE, con 114 adolescentes de entre 12 y 19 años de escuelas públicas. Para el nombramiento de los diagnósticos de enfermería fue utilizada NANDA-I. Resultados: los más frecuentes diagnósticos de enfermería fueron dolor agudo (46%), desequilibrios de la nutrición: más que el cuerpo necesita (21%), disposición para mejorar la nutrición (17,5%), personas con problemas de dentición (11,4%) y sedentarismo (10,5%). Conclusión: a través de este estudio nos damos cuenta de la importancia del uso de diagnóstico de enfermería en el entorno de la escuela, ya que permite identificar las respuestas humanas de esta fase, y planificar acciones de promoción de la salud como las necesidades reales de los adolescentes. Descriptores: Enfermería; Adolescente; Escuela.


Palavras-chave


enfermagem; adolescente; escola

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i4a11132p3576-3584-2016



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