Acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial: em busca do empoderamento para melhoria da autonomia

Sandreli Pereira Silva, Lais Reis Siqueira, Lucelia Terra Jonas, Eliza Maria Rezende Dázio, Silvana Maria Coelho Leite Fava

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar a experiência dos integrantes de um projeto de extensão universitária sobre as ações desenvolvidas, bem como sobre a construção de instrumento para o acompanhamento e avaliação de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica. Método: estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência, cujas ações fundamentaram-se nos princípios da Clínica Ampliada, nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, nos princípios da antropologia e no referencial metodológico da pesquisa participativa. Resultados: o instrumento foi constituído por questões que abordavam as condições socioeconômicas culturais e clínicas e a avaliação a partir das necessidades de saúde. Conclusão: as experiências vivenciadas têm possibilitado aos participantes do projeto o aprendizado sociocultural e político e o exercício do papel de cidadão comprometido com a saúde da população, e às pessoas com condições crônicas a potencialização da sua capacidade para a ressignificação do cuidado. Descritores: Educação em Saúde; Hipertensão; Doença Crônica; Autonomia Pessoal.

ABSTRACT

Objective: to report the experience of the members of a university outreach project focused on the actions taken, as well as the construction of instrument for monitoring and evaluating people with Systemic Arterial Hypertension. Method: descriptive study, in the form of case report, whose actions were based on the principles of Expanded Clinic, on the Brazilian Guidelines on Hypertension, on the principles of anthropology and on the methodological framework of participatory research. Results: the instrument consisted of questions that addressed cultural and clinical socioeconomic issues and the evaluation from health needs. Conclusion: the experiences provided sociocultural and political learning for the project participants as well as the opportunity for them to exercise their role as citizens committed to the health of the population, and also prompted the enhancement of the ability to redefine care for people with chronic conditions. Descriptors: Health Education; Hypertension; Chronic Disease; Personal Autonomy.

RESUMEN

Objetivo: relatar la experiencia de los integrantes de un proyecto de extensión universitaria sobre las acciones desarrolladas, así como sobre la construcción de un instrumento para el acompañamiento y evaluación de personas con Hipertensión Arterial Sistémica. Método: estudio descriptivo, en la modalidad de relato de experiencia, cuyas acciones se fundamentaron en los principios de la Clínica Ampliada, en las Directrices Brasileras de Hipertensión Arterial, en los principios de la antropología y en el referencial metodológico de la investigación participativa. Resultados: el instrumento fue constituido por preguntas sobre las condiciones socioeconómicas culturales y clínicas y la evaluación a partir de las necesidades de salud. Conclusión: las experiencias vividas han posibilitado a los participantes del proyecto el aprendizaje sociocultural y político y el ejercicio del papel de ciudadano comprometido con la salud de la población y a las personas con condiciones crónicas, la potencialización de su capacidad para la resignificado del cuidado. Descriptores: Educación en Salud; Hipertensión; Enfermedad Crónica; Autonomía Personal.


Palavras-chave


Educação em saúde, Hipertensão, Doença Crônica, Autonomia Pessoal.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i8a11389p3156-3160-2016



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