Competência interpessoal como proposta para a gestão de conflitos no trabalho em saúde: revisão integrativa

Autores

  • Eliane Ramos Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva Universidade Federal Fluminense
  • Janaína Oliveira da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Denize Cristina de Oliveira Universidade do Estado do Rio
  • Marcos Andrade Silva UNIVERSIDADE GAMA FILHO

DOI:

https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i7a11751p4918-4927-2013

Palavras-chave:

Competência Profissional, Conflito, Relações interpessoais, Gerenciamento da Prática Profissional, Enfermagem

Resumo

RESUMO

Objetivo: identificar, na produção científica de enfermagem, os fatores que contribuem para o surgimento de conflitos. Método: revisão integrativa a partir das questões de pesquisa << Quais os fatores mais comuns geradores de conflitos na prática profissional de enfermagem e como o enfermeiro pode estabelecer a competência interpessoal no gerenciamento desses conflitos? >> A coleta de dados foi realizada nas bases LILACS e BDEnf e na biblioteca virtual SciELO, utilizando-se os descritores: gerenciamento, enfermagem, conflito e competência. A análise se deu a partir de criteriosa e apurada leitura dos artigos selecionados, para a apreciação e crítica, buscando-se articulações temáticas, analisados com base na literatura. Resultados: totalizando dez artigos, após análise, foram construídos dois eixos temáticos << Os fatores desencadeadores de conflitos na enfermagem >> e << A competência interpessoal no gerenciamento de conflitos >>. Conclusão: a competência interpessoal é um recurso eficaz na gestão de conflitos ajudando o enfermeiro a estabelecer interação entre os membros da equipe. Descritores: Competência Profissional; Conflito; Relações Interpessoais; Gerenciamento da Prática Profissional; Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to identify, in nursing research, the factors that contribute to the emergence of conflicts. Method: integrative literature from the research question: << What are the most common factors that generate conflict in the professional practice of nursing and how nurses can establish interpersonal competence in management of these conflicts? >> Data collection was performed in the bases LILACS, BDEnf and the virtual library SciELO, using the descriptors: management, nursing, conflict and competence. The analysis was done from careful and accurate reading of the articles selected for appraisal and criticism, seeking joint thematic analysis based on the literature. Results: totaling ten articles, after examination, were built two themes << The triggers of conflict in nursing >> and << The interpersonal competence in management conflicts >>. Conclusion: the interpersonal competence is an effective resource in conflict management that helps the nurse to establish interaction between team members. Descriptors: Professional Competence; Conflict; Interpersonal Relations; Practice Management; Nurse.

RESUMEN

Objetivo: Identificar, en la investigación en enfermería, los factores que contribuyen a la aparición de conflictos. Método: revisión integradora a partir de las preguntas de investigación << ¿Cuáles son los factores más comunes que generan conflictos en la práctica profesional de la enfermería y cómo las enfermeras pueden establecer competencia interpersonal en la gestión de estos conflictos? >> La recolección de datos se realizó en las bases de datos LILACS, BDEnf y biblioteca virtual SciELO, utilizando los descriptores: gestión, enfermería, el conflicto y la competencia. El análisis se realizó a partir de una lectura cuidadosa y precisa de los artículos seleccionados para la evaluación y la crítica, buscando articulaciones temáticas analizadas en base a la literatura. Resultados: de un total de diez artículos, después de un examen, se construyeron dos temas << Los factores desencadenantes de los conflictos en la enfermería >> y << La competencia interpersonal en la gestión de conflictos >>. Conclusión: la competencia interpersonal es una gestión eficaz de los conflictos ayudando a la enfermera para establecer una interacción entre los miembros del equipo. Descriptores: Competencia Profesional; Conflicto; Relaciones Interpersonales; Gestión de la Práctica Profesional; Enfermería.

Biografia do Autor

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutoranda em estudos de Representações Sociais/UERJ (Orientadora: Profª. Drª. Denize Cristina de Oliveira). Doutora em Enfermagem (UFRJ), Professora Associada do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Universidade Federal Fluminense, (UFF), Niterói/RJ. Área: Saúde do Adulto e Idoso. Mestrado em enfermagem (UNIRIO). Especialização em: Saúde Mental e Psicanálise (UERJ); Metodologia do Ensino Superior (UFF), Enfermagem do Trabalho (UERJ) e Metodologias da Assistência de Enfermagem (UNIRIO). Membro dos Núcleos de Pesquisa CNPq: “Grupo de Pesq de Fundamentos de Enfermagem, na Linha de Pesquisa: Fundamentos Teórico-Filosóficos dos cuidados de enfermagem”, e "Núcleo de estudos e pesquisas em subjetividades e cuidados com o corpo em saúde, na linha de Pesquisa: Psicossomática, processos de subjetivações do corpo e transdisciplinaridade”. Membro do Conselho Editorial da Revista CONSCIENTIAE Saúde. Revisor Científico Ad Hoc dos Periódicos: REBEN - Rev Bras de Enferm., ACTA Paulista de Enferm.; Enfermagem UFPE Online; INTERFACE Comunicação, Saúde e Educação; COGITARE Enfermagem. Revisor Científico da Revista OBJN Online.

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense

Atualmente é professora associada 2 da Universidade Federal Fluminense. E graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1986), fez internato pelo Ministério da Saúde (1986), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) com monografia intitulada: " O Conceito de Corpo em Merleau-Ponty". É líder do Grupo de Pesquisa "Filosofia e Saúde" (UERJ-UFF). É Participante da Rede Humaniza SUS do Ministério da Saúde. Atualmente é diretoria de projetos especiais em pesquisa da Sociedade Brasileira de Enfermagem Home Care. É professora do curso de graduação e Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Federal Fluminense. Atua no Programa de Pós-graduação da UFF nos cursos de Residência; Especialização em Enfermagem em Home Care; Especialização em Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o corpo e Geriatria e Gerontologia em Enfermagem. É professora do Mestrado Profissional da UFF em Enfermagem Assistencial (MPEA), do Mestrado profissional Interdisciplinar em Educação e Saúde (MPES) da UFF e professora treinamento do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (MACCS) ministrando aulas sobre o referencial teórico-filosófico de Merleau-Ponty, Henri Bergson e Zygmunt Bauman. É professora convidada do doutorado em Enfermagem da EEAN/UFRJ, colaborando com a abordagem fenomenológica. Tem experiência na área da saúde e educação em grupos humanos, com ênfase em saúde do adulto e do idoso, atuando principalmente nos seguintes temas:Humanização em saúde, políticas públicas, paciente crítico, sisitematização da assistência de Enfermagem, saúde e educação, tanatologia, morte e morrer, educação, filosofia e saúde, enfermagem, qualidade de vida, psicossomática e promoção à saúde e fenomenologia. Participa como parecerista ad-hoc e/ou membro de conselho editorial de periódicos científicos nas áreas de Enfermagem e Saúde Pública tais como História, Ciências, Saúde, Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz e Casa de Oswaldo Cruz, Cogitare Enfermagem e Revista de Enfermagem da UFPe. Coordena a disciplina de Ciências Humanas e Sociais na Saúde na UFF/EEAAC desde 2003. Coordena o projeto de extensão Filosofia e Saúde na UFF. É professora do Curso de Especialização em Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o corpo na disciplina Filosofia e Saúde. Estuda História da Arte e faz estudos com ênfase na arte barroca de Caravaggio.Tem interesse na área de psicanálise e arte. Coordena o Seminário Lógos: Filosofia e saúde ao alcance de todos na Universidade Federal Fluminense.

Janaína Oliveira da Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação e Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2006), Especialização em Psicodrama também pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2009) e mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Processos Psicológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Construção de vínculos, Psicodrama e Aprendizagem.

Denize Cristina de Oliveira, Universidade do Estado do Rio

Enfermeira, Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutora em Psicologia Social pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), Paris/França. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ; Professora Titular da Área de Pesquisa na Faculdade de Enfermagem/UERJ; Editora Associada da Revista Enfermagem (UERJ). Coordenadora do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem do CNPq; Pesquisadora nível 1B do CNPq desde 2003 e Pró-Cientista UERJ desde 2002. Assessora da Capes, CNPq, FAPERJ, FINEP e outras Fundações de Amparo à Pesquisa, nacionais e instituições internacionais, de Ciência e Tecnologia para análise de demandas de bolsas de estudo e de fomentos para a pesquisa. Participa como parecerista ad-hoc e/ou membro de conselho editorial de diversos periódicos científicos nas áreas de Enfermagem, Saúde Pública e Psicologia, tais como Revista Latinoamericana de Enfermagem; Revista da Escola de Enfermagem USP; Texto & Contexto - Enfermagem; Revista Gaúcha de Enfermagem; Interface-Comunicação, Saúde e Educação; Psicologia - Teoria e Prática; Estudos e Pesquisas em Psicologia; Psicologia e Sociedade; Revista de Saúde Pública; dentre outras. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria de Representações Sociais nos campos da Saúde Pública e Enfermagem, nas temáticas representações sociais e saúde; imagens sociais e práticas profissionais em saúde; sistemas de saúde; adolescência e promoção da saúde; trabalho da criança e do adolescente; e práticas profissionais voltadas ao HIV/AIDS e seus símbolos. Coordena o Grupo de Pesquisa Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais CNPQ, através do qual desenvolve projetos com articulação internacional com os seguintes centros e pesquisadores: Laboratório de Psicologia Social da Universidade de Provence Profs. Themis Apostolidis e Jean-Claude Abric; École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Profa. Denise Jodelet.

Marcos Andrade Silva, UNIVERSIDADE GAMA FILHO

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1989) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2000). Concluinte do curso de Ciências Jurídicas na UGF. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UGF (2010). Professor assistente da Universidade Gama Filho - RJ. Presidente do Centro de Estudos do Hospiral Estadual Getúlio Vargas. Atualmente é do Hospital Federal de Bonsucesso / Ministério da Saúde. Participa do Projeto Filosofia e Saúde da UFF e tem experiência nas áreas: Enfermagem com ênfase na Assistência ao Adulto Clínico e Cirúrgico; História da Enfermagem; Enfermagem em Geriatria e Gerontologia; Saúde do Trabalhador; Saúde do Homem e Exercício de Enfermagem/ Legislação e Ética Profissional. . Atuando principalmente nos seguintes temas: Sistematização em Enfermagem; Enfermagem em Home Care; História e Filosofia em Enfermagem; Saúde: Idosos, Trabalhadores e Homem; Legislação: do Trabalho, Constitucional e Administrativa.

Publicado

06/25/2013

Como Citar

PEREIRA, Eliane Ramos; SILVA, Rose Mary Costa Rosa Andrade; SILVA, Janaína Oliveira da; OLIVEIRA, Denize Cristina de; SILVA, Marcos Andrade. Competência interpessoal como proposta para a gestão de conflitos no trabalho em saúde: revisão integrativa. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 7, n. 7, p. 4918–4927, 2013. DOI: 10.5205/1981-8963-v7i7a11751p4918-4927-2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11751. Acesso em: 24 jun. 2026.

Edição

Seção

Revisão integrativa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>