Estágio curricular em enfermagem na unidade de saúde da família baiana: relato de experiência

Gideoni Souza Pereira, Jéssica Alves Santos, Luane de Jesus Fonseca, Elaine Andrade Leal Silva, Juliana Costa Ribeiro

Resumo


RESUMO

Objetivo: descrever a experiência da inserção do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) em Enfermagem na rotina da Unidade de Saúde da Família (USF). Método: estudo descritivo, tipo relato da experiência vivenciado pelos discentes, docente e preceptora com ECS em uma USF localizada no município de Santo Antônio de Jesus/BA. Resultados: o estágio fornece ao aluno maior conhecimento e aprofundamento das atividades do enfermei­ro no seu campo de trabalho e o leva a aplicar na prática as teorias assimiladas em sala de aula. Permitiu-se conhecer o funcionamento das USF, vivenciar a operacionalidade do SUS e compreender melhor os seus princípios. Conclusão: o ESC tem contribuído na formação profissional dos estagiários e favorecido experiências de caráter multiprofissional e interdisciplinar, onde um capacita o outro com o compartilhamento de saberes. Descritores: Sistema Único de Saúde; Ensino; Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to describe the experience of entering the Supervised Curricular Internship (ECS-in Portuguese) in Nursing in the routine of the Family Health Unit (FHU). Method: this is a descriptive study of experience report type lived by the students, lecturer and governess with ECS in a FHU located in Santo Antônio de Jesus/Bahia. Results: the internship provides to students greater knowledge and deepening of nurses’ activities in their field of work and leads to apply in practice the theories treated in the classroom. It allowed recognizing the functioning of the FHUs, experiencing the operation of the SUS and understanding better its principles. Conclusion: the ESC has contributed to the training of interns and favored experiences of multidisciplinary and interdisciplinary character, where one capacitates the other with the knowledge sharing. Descriptors: Health System; Teaching; Nursing.

RESUMEN

Objetivo: describir la experiencia de la inserción a la Pasantía Curricular Supervisada (ECS) en Enfermería en la rutina de la Unidad de Salud de la Familia (USF). Método: un estudio descriptivo del tipo reporte de experiencia vivida por alumnos, profesor y preceptora con ECS en una USF en el municipio de Santo Antônio de Jesús/Bahia. Resultados: la pasantía proporciona al estudiante conocimiento y profundización de actividades del enfermero en su área de trabajo y lo lleva a aplicar en la práctica las teorías aprendidas en el aula. Permitido conocer el funcionamiento de la USF, probar la funcionalidad del SUS y entender mejor sus principios. Conclusión: el ESC ha contribuido en la formación profesional de pasantes y favorecido experiencias de carácter multiprofesional e interdisciplinario, donde un permite otro con intercambio de conocimientos. Descriptores: Sistema Único de Salud; Enseñanza; Enfermería.


Palavras-chave


Sistema único de saúde; ensino; enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i5a13569p1877-1883-2016



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