Bullying na escola: análise das relações de conflito entre adolescentes

Julliane Messias Cordeiro Sampaio, Fernanda Ribeiro Gerolim, Flávia Carvalho Malta de Mello, Andréa Cristina Mariano, Marta Angélica Iossi Silva

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar a frequência do bullying entre estudantes do 6º ao 9º ano em uma escola estadual do interior paulista e as relações entre os pares. Método: estudo descritivo, de delineamento transversal, realizado com 232 estudantes por meio de um questionário. Os dados foram submetidos a processamento eletrônico no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 13.0, e são apresentados em tabelas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), sob o Protocolo n. 1.422/2011. Resultados: observou-se elevado número de estudantes envolvidos com o fenômeno bullying, sendo vítimas, agressores ou ambos (39%). Em contraste com estudos internacionais, os dados apontaram a sala de aula como o lugar de maior frequência do bullying (33,30%), sendo sua manifestação mais frequente pôr apelido em colega. Parte das vítimas relatou não contar a violência sofrida a ninguém (28,84%). Conclusão: constatou-se a necessidade da elaboração e execução de um plano de intervenção envolvendo toda a comunidade escolar para a prevenção e redução do bullying. Descritores: Bullying; Comportamento do Adolescente; Saúde Escolar.

ABSTRACT

Objective: analyze the frequency of bullying among students from the 6th to 9th grade at a state school in the countryside of São Paulo, Brazil, and the relations between peers. Method: descriptive study, with a cross-sectional design, conducted with 232 students by means of a questionnaire. Data underwent electronic processing in the software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 13.0, and they are displayed into tables. The study was approved by the Research Ethics Committee of the School of Nursing of Ribeirão Preto of the University of São Paulo (EERP/USP), under the Protocol 1,422/2011. Results: there was a high number of students involved in the bullying phenomenon, as victims, perpetrators, or both (39%). In contrast to international studies, data pointed out the classroom as the place with greater frequency of bullying (33.30%), and its most common manifestation is nicknaming a colleague. Some of the victims reported not telling anyone they have experienced violence (28.84%). Conclusion: the need for developing and deploying an intervention plan that involves the whole school community to prevent and reduce bullying was found out. Descriptors: Bullying; Adolescent Behavior; School Health.

RESUMEN

Objetivo: analizar la frecuencia del acoso entre estudiantes del sexto al noveno grado en una escuela del estado en el interior de São Paulo, Brasil, y las relaciones entre los pares. Método: estudio descriptivo, con diseño transversal, realizado con 232 estudiantes a través de un cuestionario. Los datos fueron sometidos a tratamiento electrónico con el software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versión 13.0, y se presentan en tablas. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo (EERP/USP), bajo el Protocolo 1.422/2011. Resultados: hubo un alto número de estudiantes involucrados en el fenómeno acoso, como víctimas, agresores o ambos (39%). En contraste con estudios internacionales, los datos apuntaron el aula como un lugar de mayor frecuencia del acoso (33,30%), y su manifestación más frecuente es poner apodo a un colega. Parte de las víctimas reportaron no decir a nadie que han sufrido violencia (28,84%). Conclusión: se observó la necesidad del desarrollo y de la ejecución de un plan de intervención que involucre a toda la comunidad escolar en la prevención y la reducción del acoso. Descriptores: Acoso Escolar; Conducta del Adolescente; Salud Escolar.


Palavras-chave


Bullying; Comportamento do Adolescente; Saúde Escolar

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i4a13582p7264-7271-2015



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