Conhecimento de professores sobre sinais/sintomas indicativos de baixa acuidade visual em escolares

Janio Cavalcanti Junior, Cristiana Brasil Rebouças, Rosane Arruda Dantas, Lorita Marlena Pagliuca

Resumo


RESUMO

Objetivo: avaliar o conhecimento de professores sobre sinais e sintomas indicativos de baixa acuidade visual em escolares. Método: estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, com professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal de João Pessoa/PB, Brasil. Os dados foram coletados por meio de questionário. Na analise utilizou-se teste de c2 e teste de Fisher-Freeman-Halton. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob protocolo de nº56/10. Resultados: evidenciaram-se estudantes com dificuldade de leitura (62,5%), apresentando outros sinais e sintomas sugestivos de baixa acuidade visual (75%) e se sentando em cadeiras próximas a lousa na sala de aula (67,5%). Conclusão: estudo revelou conhecimento deficiente por parte dos professores a respeito dos sinais e sintomas de problemas visuais, pois não conseguiram correlacioná-los a baixa acuidade visual, como também não proveram orientações aos escolares e familiares. Descritores: Estudantes; Saúde Escolar; Acuidade Visual; Erros de Refração.

ABSTRACT

Objective: to evaluate the teachers’ knowledge about signs and symptoms of visual impairment in students. Method: exploratory, descriptive study with a quantitative approach, with elementary school teachers of a public school in João Pessoa/PB, Brazil. Data were collected through a questionnaire. In the analysis we used the c2test and Fisher-Freeman-Halton test. The research project was approved by the Research Ethics Committee under protocol nº 56/10. Results: it was related that there are students with reading problems (62.5%), with other signs and symptoms of visual impairment (75%) and who have sit in chairs near the blackboard in the classroom (67.5%). Conclusion: the study revealed poor knowledge among teachers about the signs and symptoms of visual problems, because they could not correlate them with low visual acuity, nor they have provided guidance to school and family. Descriptors: Students; School Health; Visual Acuity; Refractive Errors.

RESUMEN                                                                                                                                      

Objetivo: evaluar los maestros de conocimiento acerca de los signos y síntomas de la deficiencia visual en la escuela. Método: estudio exploratorio, descriptivo, con abordaje cuantitativo, con los maestros de la escuela primaria de una escuela pública en João Pessoa/PB, Brasil. Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario. En el análisis se utilizó el test c2 y el test de Fisher-Freeman-Halton. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité Ético de Investigación bajo el protocolo nº 56/10. Resultados: se presentaron a los estudiantes con problemas de lectura (62,5%), con otros signos y síntomas de la deficiencia visual (75%) y sentados en sillas cerca de la pizarra en el aula (67,5%). Conclusión: el estudio reveló poco conocimiento entre los profesores acerca de los signos y síntomas de problemas visuales, porque no podían correlacionarlos con baja agudeza visual, ni han proporcionado orientación a la escuela y la familia. Descriptores: Estudiantes; Salud Escolar; La Agudeza Visual; Los Errores de Refracción.


Palavras-chave


Saúde visual

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i4a13586p7289-7294-2015



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