Qualidade de vida e estratégias de enfrentamento em transplantados renais

Autores

  • Karina Danielly Cavalcanti Pinto UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Alessandra do Nascimento Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rodrigo da Silva Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Eulália Maria Chaves Maia Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i4a15253p1799-1803-2017

Palavras-chave:

Transplante Renal, Qualidade de vida, Estratégias de Enfrentamento, Adulto.

Resumo

RESUMO

Objetivo: investigar a correlação entre a percepção da qualidade de vida e as estratégias de enfrentamento em pacientes transplantados renais. Método: estudo transversal, com abordagem quantitativa. Os participantes serão 150 transplantados renais que realizam acompanhamento ambulatorial em um hospital universitário, referência em transplante renal no Rio Grande do Norte. A seleção dos participantes se dará por meio de aceitação voluntária. Os instrumentos propostos para a realização desta pesquisa são: Questionário Clínico e Sociodemográfico, a Escala de Modos de Enfrentamento de Problemas e o instrumento de avaliação da qualidade de vida WHOQOL-Bref. A análise dos dados se baseará na estatística descritiva e inferencial. Resultados esperados: pretende-se dar visibilidade à temática e, com isso, auxiliar os profissionais de saúde a traçarem modos de cuidado que considerem o paciente para além da sobrevida do órgão, visando aos aspectos emocionais e às possíveis correlações destes com a QV. Descritores: Transplante Renal; Qualidade de Vida; Estratégias de Enfrentamento; Adulto.

ABSTRACT

Objective: to investigate the correlation between quality of life perception and coping strategies in kidney transplant patients. Method: cross-sectional study, with a quantitative approach. The participants will be 150 kidney transplant patients who undergo outpatient follow-up in a university hospital, a reference in kidney transplantation in Rio Grande do Norte. Participants will be selected through voluntary acceptance. The instruments proposed to carry out this research are: Clinical and Sociodemographic Questionnaire, Scale of Modes of Confrontation of Problems and the instrument of evaluation of quality of life WHOQOL-Bref. Data analysis will be based on descriptive and inferential statistics. Expected results: it is intended to give visibility to the theme and, thus, to help health professionals to design ways of care that consider the patient beyond the organ survival, aiming at the emotional aspects and their possible correlations with QoL. Descriptors: Kidney Transplant; Quality of Life; Coping Strategies; Adult.

RESUMEN

Objetivo: investigar la correlación entre la percepción de la calidad de vida y las estrategias de enfrentamiento en pacientes trasplantados renales Método: estudio transversal con abordaje cuantitativo. Los participantes serán 150 trasplantados renales que realizan acompañamiento en el ambulatorio, en un hospital universitario, con referencia en trasplante de riñón en Rio Grande do Norte. La selección de los participantes será a través de la aceptación voluntaria. Los instrumentos propuestos para la realización de esta investigación son: cuestionario sociodemográfico y clínico, la escala de enfrentamiento de problemas y la herramienta de evaluación de la calidad de vida de WHOQOL-Bref. Análisis de datos se basará en la estadística descriptiva y estadística inferencial. Resultados esperados: el objetivo es dar visibilidad y ayudar a los profesionales de la salud, para trazar maneras de cuidado consideradas para el paciente como más allá de la supervivencia del órgano, visando los aspectos emocionales y las correlaciones posibles con la QV. Descriptores: Trasplante Renal; Calidad de Vida; Estrategias de Afrontamiento; Adulto.

Biografia do Autor

Karina Danielly Cavalcanti Pinto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Potiguar (2012); Especialista em Psicologia da Saúde: Desenvolvimento e Hospitalização (2014); Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde e Hospitalar. Psicóloga Residente Multiprofissional do programa de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Onofre Lopes (2014-2016). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN (2016) Vinculada ao Grupo de Estudo de Psicologia da Saúde (GEPS/ UFRN) Linha de Pesquisa em Psicologia da Saúde e Psicologia do Desenvolvimento.

Alessandra do Nascimento Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014). Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde e Hospitalar. Psicóloga Residente Multiprofissional do programa de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Onofre Lopes (2014-2016). Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN (2016) Vinculada ao Grupo de Estudo de Psicologia da Saúde (GEPS/ UFRN) Linha de Pesquisa em Psicologia da Saúde e Psicologia do Desenvolvimento

Rodrigo da Silva Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Psicologia (2011), Especialização em Psicologia da Saúde (2014) e em Neuropsicologia (2016), Mestrado em Psicologia (2014). Atualmente, é Doutorando do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É membro, na condição de pesquisador, do Grupo de Pesquisa (CNPq) - Grupo de Estudos: Psicologia e Saúde (GEPS), vinculado a linha de pesquisa Saúde, Velhice e Envelhecimento. É representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa - CEDEPI/RN, na condição de representante suplente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário FACEX - UNIFACEX. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde, com ênfase em Saúde e Desenvolvimento Humano, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, gerontologia, processo saúde-doença, psicologia da saúde, psicopatologia, neuropsicologia e adaptação transcultural e validação de instrumentos.

Eulália Maria Chaves Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Licenciatura e Graduação Plena em Psicologia pelo Instituto Paraibanos de Educação (1976 e 1977, respectivamente), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS (1980) e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo - USP/SP (2000). Professora Titular e bolsista de produtividade (CNPq) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada ao Curso de Graduação em Psicologia e Orientadora credenciada para Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Pós-graduação em Psicologia. Membro de corpo editorial da PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora (São Paulo ISSN 1676-7314), da Revista Acta Colombiana de Psicología (Colômbia - ISSN 0123-9155) e da Revista Psicogente (Universidad Simón Bolívar-Barranquilla Colombia). Foi Coordenadora Acadêmica do Projeto DINTER, Doutorado Interinstitucional entre a UFRN e a UERN, finalizado junto Programa Pós-graduação em Ciências da Saúde. É líder do Grupo de Pesquisa - Grupo de Estudos: Psicologia e Saúde, coordenando as linhas de pesquisa Saúde e Desenvolvimento Humano e Saúde, Velhice e Envelhecimento. Vice-coordenadora e Tutora de projeto junto a Univesidad Nacional del Mar del Plata no programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-graduação Brasil/Argentina. Tutora na área da Psicologia da Saúde-Hospitalar, fazendo parte do corpo docente da Residência Multiprofissional em Saúde, no Hospital Universitário Onofre Lopes e no Hospital Universitário Materno-Infantil Ana Bezerra, na atenção pediátrica e materno-infantil, respectivamente. Membro do Grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem, do Departamento de Enfermagem/UFRN. Tem experiência na área de Psicologia da Saúde-Hospitalar, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Saúde, Prevenção e Promoção em Saúde e Humanização.

Downloads

Publicado

03/09/2017

Como Citar

PINTO, Karina Danielly Cavalcanti; CAVALCANTI, Alessandra do Nascimento; MAIA, Rodrigo da Silva; MAIA, Eulália Maria Chaves. Qualidade de vida e estratégias de enfrentamento em transplantados renais. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 11, n. 4, p. 1799–1803, 2017. DOI: 10.5205/1981-8963-v11i4a15253p1799-1803-2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/15253. Acesso em: 21 jun. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)