Cardiopulmonary rehability: care characteristics of a pre-hospital mobile service

Aline Posser, Adilson Adair Boes, Daniele Delacanal Lazzari, Juliano de Amorim Busana, Paula Bresolin, Daniela Maysa de Souza

Resumo


RESUMO

Objetivo: caracterizar o atendimento a pacientes que apresentaram Parada Cardiopulmonar (PCR), atendidos por um serviço público pré-hospitalar. Método: estudo quantitativo, retrospectivo, documental, transversal. Foram consultados 7.250 prontuários de pacientes atendidos por um serviço público de atendimento pré-hospitalar móvel. Os dados foram analisados a partir da planilha Microsoft Office Excel e, posteriormente, submetidos à análise estatística com auxílio do programa SPSS for Windows, versão 17. Resultados: a amostra foi composta por 361 prontuários de pacientes atendidos pelo serviço. A unidade de atendimento mais utilizada foi o Suporte Avançado, com 276 atendimentos, o tempo de PCR foi 41,05 ± 56,38 minutos e o tempo médio de Reanimação Cardiopulmonar foi de 26,83 ± 13,81 minutos. Conclusão: evidenciou-se a importância de prestar atendimento eficaz que requer conhecimento, responsabilidade, atitudes rápidas e prioritárias assim como o conhecimento da população sobre a importância de realizar as manobras de reanimação. Descritores: Parada Cardíaca; Reanimação Cardiopulmonar; Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar. 

ABSTRACT

Objective: to characterize the care for patients presenting Cardiac Arrest (CA), attended by a pre-hospital public service. Method: this is a quantitative, retrospective, documentary, cross-sectional study. A total of 7,250 medical records of patients attended by a public pre-hospital mobile service was consulted. Data were analyzed from the Microsoft Office Excel spreadsheet and then submitted to statistical analysis with the help of the SPSS for Windows program, version 17. Results: the sample consisted of 361 medical records of patients attended by the service. The most used care unit was the Advanced Support, with 276 visits, the CA time was 41.05 ± 56.38 minutes and the mean time of Cardiopulmonary Resuscitation was 26.83 ± 13.81 minutes. Conclusion: the importance of providing effective care that requires knowledge, responsibility, fast and priority attitudes, as well as the knowledge of the population about the importance of carrying out resuscitation maneuvers was evidenced. Descriptors: Hearth Arrest; Cardiopulmonary Resuscitation; Emergency Medical Service.

RESUMEN

Objetivo: caracterizar el atendimiento a pacientes que presentaron Parada Cardiopulmonar (PCR), atendidos por un servicio público prehospitalario. Método: estudio cuantitativo, retrospectivo, documental, transversal. Fueron consultados 7.250 prontuarios de pacientes atendidos por un servicio público de atendimiento prehospitalario móvil. Los datos fueron analizados a partir de la planilla Microsoft Office Excel y, posteriormente, sometidos al análisis estadístico con auxilio del programa SPSS for Windows, versión 17. Resultados: la muestra fue compuesta por 361 prontuarios de pacientes atendidos por el servicio. La unidad de atendimiento más utilizada fue el Soporte Avanzado, con 276 atendimientos, el tiempo de PCR fue 41,05 ± 56,38 minutos y el tiempo medio de Reanimación Cardiopulmonar fue de 26,83 ± 13,81 minutos. Conclusión: se evidenció la importancia de prestar atendimiento eficaz que requiere conocimiento, responsabilidad, actitudes rápidas y prioritarias así como el conocimiento de la población sobre la importancia de realizar las maniobras de reanimación. Descriptores: Paro Cardíaco; Reanimación Cardiopulmonar; Servicios Médicos de Urgencia.


Palavras-chave


Parada cardíaca; Ressuscitação cardiopulmonar; Atendimento de emergência pré-hospitalar.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i10a231161p4019-4026-2017



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