Análise de vídeos sobre hiv/aids e adolescência

Esther de Souza da Silva, Suelcir Rocha Pimenta, Alexandre Marques Paes da Silva, Joyce Martins Arimatea Branco Tavares, Priscilla Valladares Broca, Hercília Regina do Amaral Montenegro, Dennis de Carvalho Ferreira

Resumo


ABSTRACT

Objective: to analyze videos posted about HIV/AIDS and adolescence in the YouTube channel and its implications on the practice of care. Method: this is a quantitative, exploratory study using a sample of 137 videos using the descriptors "adolescent, infection, HIV, Aids, videos" using the Boolean operator and. The content was categorized for the discussion of the data and the analysis of the final sample. Results: the power of influence that the media can generate and the aspects that directly influence the actions in health when approached the subject can be perceived. Conclusion: it is concluded that the influence that the virtual media incites in adolescents, as a web-spectator, should be discussed, analyzed and supervised, since the information contained therein reaches a considerable number of people, including those who are seeking to form opinions and who may use the information contained in these videos for this purpose. Descriptors: Adolescent; Infection; HIV; Acquired Immunodeficiency Syndrome; Audiovisual Resources; Sexually Transmitted Diseases; Sex Education.

RESUMO

Objetivo: analisar vídeos postados sobre à temática HIV/AIDS e adolescência no canal do YouTube® e suas implicações para a prática do cuidado. Método: trata-se de estudo quantitativo, exploratório utilizando-se uma amostra de 137 vídeos com o uso dos descritores “adolescente, infecção, HIV, Aids, vídeos” mediante a aplicação do operador booleano and. Realizou-se a categorização do conteúdo para a discussão dos dados e a análise da amostra final. Resultados: percebeu-se o poder de influência que as mídias podem gerar e os aspectos que influenciam diretamente as ações em saúde quando abordada a temática. Conclusão: conclui-se que a influência que a mídia virtual incita no adolescente, enquanto webespectator, deve ser discutida, analisada e fiscalizada, uma vez que as informações ali contidas atingem um número considerável de pessoas, incluindo as que estão buscando formar opiniões e que podem utilizar as informações contidas nesses vídeos para esse fim. Descritores: Adolescente; Infecção; HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Recursos Audiovisuais; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Educação Sexual.

RESUMEN

Objetivo: analizar vídeos publicados sobre la temática VIH / SIDA y adolescencia en el canal de YouTube® y sus implicaciones para la práctica del cuidado. Método: se trata de un estudio cuantitativo, exploratorio utilizando una muestra de 137 videos con el uso de los descriptores "adolescente, infección, VIH, sida, videos" mediante la aplicación del operador booleano and. Se realizó la categorización del contenido para la discusión de los datos y el análisis de la muestra final. Resultados: se percibió el poder de influencia que los medios pueden generar y los aspectos que influencian directamente las acciones en salud cuando abordada la temática. Conclusión: se concluye que la influencia que los medios virtuales incita al adolescente, como webespectator, debe ser discutida, analizada y fiscalizada, una vez que las informaciones allí contenidas alcanza a un número considerable de personas, incluyendo las que están buscando formar opiniones y que pueden utilizar la información contenida en estos vídeos a tal fin. Descriptores: Adolescente; Infección; VIH; Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida; Recursos Audiovisuales; Enfermedades de Transmisión Sexual; Educación Sexual.


Palavras-chave


Adolescente; Infecção; HIV; AIDS; Vídeos.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i11a234770p3046-3051-2018



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