Produção do conhecimento em programa de pós-graduação em enfermagem

Erika Christiane Marocco Duran, Jéssica Caroline Cassimiro Reis, Marisa Dibbern Lopes Correia, Micnéias Tatiana Lacerda Botelho

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar a produção do conhecimento do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e a divulgação do conhecimento em periódicos científicos. Método: trata-se de estudo quantitativo, exploratório, com consulta à Biblioteca Central e da área de saúde, pelo Sistema de Informação de Pesquisa e Extensão e pela Plataforma Sucupira da Capes, de 1999 a 2015, para o levantamento das teses e dissertações. Selecionaram-se os artigos produzidos após a consulta ao Currículo Lattes dos docentes e discentes, e os resultados se apresentam em tabelas. Resultados: levantaram-se 274 dissertações e 51 teses, com 173 publicações em periódicos, sendo 16,2% internacionais. Conclusão: infere-se que o programa tem se consolidado anualmente e se mostrado capaz de atender às expectativas de ampliação quantitativa e qualitativa do número de doutores e mestres, bem como tem contribuído para a popularização da ciência. Devem-se traçar estratégias para a publicação dos resultados das pesquisas desenvolvidas, por leitores e coordenadores de programas de pós-graduação, buscando-se aumentar a visibilidade do conhecimento produzido com vistas à expansão dos cursos de pós-graduação e à consolidação dos grupos de pesquisa. Descritores: Pesquisa em Avaliação de Enfermagem; Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem; Programas de Pós-Graduação em Saúde; Pesquisa; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to analyze the knowledge production of the Graduate Program in Nursing and the dissemination of knowledge in scientific journals. Method: this is a quantitative, exploratory study, with consultation to the Central Library and the health area, by the Research and Extension Information System and by the Capes Sucupira Platform, from 1999 to 2015, for the survey of theses and dissertations. The articles produced after consulting the Curriculum Lattes of teachers and students were selected, and the results are presented in tables. Results: 274 dissertations and 51 theses were obtained, with 173 publications in periodicals, being 16.2% international. Conclusion: it is inferred that the program has been consolidated annually and shown capable of meeting the expectations of quantitative and qualitative expansion of the number of doctors and masters, as well as contributing to the popularization of science. Strategies should be drawn up for the publication of the results of the research carried out by readers and coordinators of postgraduate programs, seeking to increase the visibility of the knowledge produced in order to expand postgraduate courses and to consolidate the groups of students. search. Descritores: Nursing Evaluation Research; Nursing; Nursing Research; Health Postgraduate Programs; Research; Education, Nursing, Graduate.

RESUMEN

Objetivo: analizar la producción del conocimiento del Programa de Postgrado en Enfermería y la divulgación del conocimiento en periódicos científicos. Método: se trata de un estudio cuantitativo, exploratorio, con consulta a la Biblioteca Central y del área de salud, por el Sistema de Información de Investigación y Extensión y por la Plataforma Sucupira de Capes, de 1999 a 2015, para el levantamiento de las tesis y disertaciones. Se seleccionaron los artículos producidos después de la consulta al Currículo Lattes de los docentes y discentes, y los resultados se presentan en tablas. Resultados: se levantaron 274 disertaciones y 51 tesis, con 173 publicaciones en periódicos, siendo el 16,2% internacional. Conclusión: se infiere que el programa se ha consolidado anualmente y se ha mostrado capaz de atender a las expectativas de ampliación cuantitativa y cualitativa del número de doctores y maestros, así como ha contribuido a la popularización de la ciencia. Se deben trazar estrategias para la publicación de los resultados de las investigaciones desarrolladas, por lectores y coordinadores de programas de postgrado, buscando aumentar la visibilidad del conocimiento producido con vistas a la expansión de los cursos de postgrado y a la consolidación de los grupos de investigación. Descritores: Investigación em Evakuación de Enfermería; Enfermería; Investigación en Enfermería; Programas de Posgrado em Salud; Investigación; Educación de Posgrado em Enfermería.                                                         


Palavras-chave


Pesquisa em Avaliação de Enfermagem; Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem; Programas de Pós-Graduação em Saúde; Pesquisa; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i11a236089p3052-3059-2018



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