Conhecimento de estudantes de enfermagem sobre os transtornos autísticos

Ana Caroline Souza Saraiva Ferreira, Mariana André Honorato Franzoi

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar o conhecimento dos estudantes de Enfermagem de uma universidade pública sobre os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Método: trata-se de estudo quantitativo, descritivo, realizado com 65 estudantes de graduação em Enfermagem. Coletaram-se os dados por meio de questionário, submetendo-os à análise estatística e apresentando-os em tabela. Resultados: evidenciaram-se os meios de comunicação como a principal fonte para a aquisição de informações sobre os TEA pelos estudantes. Apontaram-se, como principais alterações dos TEA, as dificuldades nas interações sociais, o comprometimento na comunicação e o uso da linguagem verbal e não verbal, além de altas habilidades cognitivas. Verificou-se que 90,8% não se sentem seguros para atender pessoas com TEA. Conclusão: conclui-se que os estudantes apresentam conhecimento razoável referente aos TEA, porém, com fragilidades importantes, principalmente, em relação aos sintomas e tratamento. Faz-se oportuno abordar sobre os TEA ainda na graduação, para que os estudantes de Enfermagem, futuros profissionais, tenham mais segurança e conhecimento para realizar um cuidado ético e baseado em evidências. Descritores: Transtorno Autístico; Estudantes de Enfermagem; Conhecimento; Educação em Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem Psiquiátrica.                                                                                                

ABSTRACT

Objective: to analyze the knowledge of Nursing students of a Public University on Autism Spectrum Disorders (ASD). Method: it is a quantitative, descriptive study, carried out with 65 undergraduate students in Nursing. The data were collected through a questionnaire, submitted to statistical analysis and presented in a table. Results: the media was evidenced as the main source for the acquisition of information about ASD by the students. The main alterations of ASD were the difficulties in social interactions, the commitment in communication and use of verbal and non-verbal language, as well as high cognitive abilities. It was found that 90.8% did not feel safe to attend people with ASD. Conclusion: it is concluded that students present reasonable knowledge regarding ASD, but with important weaknesses mainly in relation to symptoms and treatment. It is appropriate to approach about the ASD still in the graduation so that the students of Nursing, future professionals, have more security and knowledge to realize an ethical and evidence-based care. Descriptors: Autisct Disorder; Students, Nursing; Knowledge; Education, Nursing; Pediatric; Nursing, Psychiatric Nursing. 

RESUMEN

Objetivo: analizar el conocimiento de los estudiantes de Enfermería de una Universidad Pública sobre los trastornos del espectro autista (TEA). Método: se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo, realizado con 65 estudiantes de graduación en Enfermería. Se recogen los datos por medio de cuestionario, sometidos al análisis estadístico y presentados en tabla. Resultados: se evidenciaron los medios de comunicación como principal fuente para la adquisición de informaciones sobre TEA por los estudiantes. Se señalaron como principales cambios del TEA las dificultades en las interacciones sociales, el compromiso en la comunicación y uso del lenguaje verbal y no verbal, además de altas habilidades cognitivas. Se verificó que el 90,8% no se siente seguro para atender a las personas con TEA. Conclusión: se concluye que los estudiantes presentan conocimiento razonable referente a los TEA, pero con fragilidades importantes principalmente en relación a los síntomas y tratamiento. Se hace oportuno abordar sobre los TEA aún en la graduación para que los estudiantes de Enfermería, futuros profesionales, tengan más seguridad y conocimiento para realizar un cuidado ético y basado en evidencias. Descriptores: Trastorno Autístico; Estudiantes de Enfermería; Conocimiento; Educación en Enfermería; Enfermería Pediátrica; Enfermería Psiquiátrica. 


Palavras-chave


Transtorno Autístico; Estudantes de Enfermagem; Conhecimento; Educação em Enfermagem; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem Psiquiátrica

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i1a237856p51-60-2019



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