Teoria das relações interpessoais de Peplau: uma avaliação baseada nos critérios de Fawcett

Mariana André Honorato Franzoi, Karine Cardoso Lemos, Cristine Alves Costa de Jesus, Diana Lúcia Moura Pinho, Ivone Kamada, Paula Elaine Diniz dos Reis

Resumo


RESUMO

Objetivo: avaliar a Teoria das Relações Interpessoais de Peplau de acordo com o modelo de Fawcett. Método: estudo analítico-descritivo da Teoria de Peplau, que tem como referencial os critérios de avaliação de teoria propostos por Fawcett. Resultados: a Teoria de Peplau apresenta consistência interna, clareza, conceitos bem definidos e operacionalizáveis no contexto do processo de cuidar. Os critérios de adequação empírica e pragmática não são contemplados em sua totalidade, sugerindo a realização de novos estudos para aperfeiçoamento da teoria. Conclusão: embora com limitações, os pressupostos teóricos de Peplau são operacionalizáveis e podem ser utilizados em diversas áreas da enfermagem, onde há a possibilidade de comunicação entre enfermeiro e paciente. A teoria contribui na atuação dos enfermeiros, pois promove uma interação na qual, tanto o paciente quanto o profissional são protagonistas e estão em busca de objetivos em comum que consistem na recuperação, na humanização e na qualidade de vida. Descritores: Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Relações Interpessoais.

ABSTRACT

Objective: to evaluate Peplau’s Theory of Interpersonal Relations according to the model of Fawcett. Method: this was an analytical-descriptive study of Peplau’s Theory, which uses the evaluation criteria proposed by Fawcett as a reference. Results: Peplau’s Theory presents internal consistency, clarity, well-defined and operationalized concepts in the context of the care process. The empirical and pragmatic suitability criteria are not considered in its entirety, suggesting new studies for the improvement of the theory. Conclusion: although with limitations, the theoretical assumptions of Peplau are operational and can be used in various nursing areas where communication between nurses and patients is possible. The theory contributes to the work of nurses because it promotes an interaction in which both patient and professional are protagonists and seek common goals involving the recovery, humanization, and quality of life. Descriptors: Nursing; Nursing Theory; Interpersonal Relations.

RESUMEN

Objetivo: evaluar la Teoría de las Relaciones Interpersonales de Peplau de acuerdo con el modelo de Fawcett. Método: estudio analítico-descriptivo de la Teoría de Peplau que tiene como referencial los criterios de evaluación de la teoría propuestos por Fawcett. Resultados: la Teoría de Peplau presenta consistencia interna, clareza, conceptos bien definidos y operacionales en el contexto del proceso de cuidar. Los criterios de adecuación empírica y pragmática no son contemplados en su totalidad, sugiriendo la realización de nuevos estudios para perfeccionamiento de la teoría. Conclusión: aunque con limitaciones, los presupuestos teóricos de Peplau son operacionales y pueden ser utilizados en diversas áreas de la enfermería, donde hay posibilidad de comunicación entre enfermero y paciente. La teoría contribuye en la actuación de los enfermeros, pues promueve una interacción, en la cual, tanto el paciente cuanto el profesional son protagonistas y buscan objetivos en común que consisten en la recuperación, en la humanización y en la calidad de vida. Descriptores: Enfermería; Teoría de Enfermería; Relaciones Interpersonales.


Palavras-chave


Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Relações Interpessoais

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i4a11140p3653-3661-2016



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