Política de Educação Popular: práticas na Estratégia Saúde da Família

Maria Clara Henrique Moreira Geraldo, Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa, Mary Ann Menezes Freire, Juliana Roza Dias, Alex Simões de Mello, Sonia Acioli

Resumo


Objetivo: compreender as práticas dos profissionais da saúde da Estratégia Saúde da Família a partir dos princípios teórico-metodológicos da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, com oito profissionais da saúde, por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas pela técnica da Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática-Categorial. Resultados: obtiveram-se as categorias << Fatores que fragilizam a prática da Educação Popular em Saúde >>, << Princípios norteadores da prática dos profissionais da saúde da Estratégia Saúde da Família >> e << Práticas de Educação Popular em Saúde desenvolvidas pelos profissionais da saúde >>. Conclusão: conclui-se que as práticas de Educação Popular em Saúde desenvolvidas pelos profissionais na Estratégia Saúde da Família se articulam aos princípios da Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Descritores: Educação em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Prática Profissional; Participação da Comunidade; Política Pública.

ABSTRACT

Objective: to understand the practices of health professionals of the Family Health Strategy from the theoretical-methodological principles of the National Policy of Popular Health Education, within the scope of the Unified Health System. Method: this is a qualitative, descriptive study. with eight health professionals, through semi-structured interviews, analyzed by the Content Analysis technique in the Thematic-Categorical Analysis modality. Results: the following categories were obtained << Factors that weaken the practice of Popular Health Education >>, << Guiding principles of the practice of health professionals of the Family Health Strategy >> and << Practices of Popular Health Education developed by the health professionals >>. Conclusion: it is concluded that the practices of Popular Health Education developed by professionals in the Family Health Strategy are articulated with the principles of the National Policy of Popular Health Education. Descriptors: Health Education; Family Health Strategy; Primary Health Care; Professional Practice; Community Participation; Public Policy.

RESUMEN

Objetivo: comprender las prácticas de los profesionales de la salud de la Estrategia de Salud de la Familia a partir de los principios teórico-metodológicos de la Política Nacional de Educación Popular en Salud, dentro del ámbito del Sistema Único de Salud. Método: se trata de un estudio cualitativo, descriptivo, con ocho profesionales de la salud, a través de entrevistas semiestructuradas, analizadas por la técnica de Análisis de contenido en la modalidad de Análisis temático-categórico. Resultados: se obtuvieron las categorías << Factores que debilitan la práctica de la Educación Popular en Salud >>, << Principios norteadores de la práctica de los profesionales de la salud de la Estrategia de Salud Familiar >> y << Prácticas de Educación Popular en Salud desarrolladas por los profesionales de la salud >>. Conclusión: se concluye que las prácticas de Educación Popular en Salud desarrolladas por profesionales en la Estrategia de Salud Familiar se articulan a los principios de la política Nacional de Educación Popular en Salud. Descriptores: Educación en Salud; Estrategia de Salud Familiar; Atención Primaria de Salud; Práctica Profesional; Participación de la Comunidad; Política Pública.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Prática Profissional; Participação da Comunidade; Política Pública.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.243335



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