The healthcare professionals perception on teamwork in a hospital context
DOI:
https://doi.org/10.5205/reuol.1718-11976-5-LE.05spe201105Resumo
ABSTRACT
Objective: to know the perception of healthcare professionals relatively to teamwork in a hospital context. Method: this is a descriptive correlational study aimed to analyze the work perceptions of 140 healthcare professionals from an Évora Hospital. As a tool for collecting data was used a questionnaire. Results: according to the study objective was constituted the total scale: teamwork perception and the sub-scales named: coordination of the group, trading strategy and group interaction. Is confirmed the hypothesis of the perception healthcare professionals have of teamwork may be related to socio-organizational factors. In terms of the hypothesis exists significant relation of teamwork perceptions and the profile characteristics of the healthcare professionals is only confirmed the teamwork relation with the professional group. Conclusion: the healthcare professionals revealed a positive perception of teamwork, and on the existence of a relation between teamwork perception and socio-organizational factors, is a confirmed relation, inferring that the socio-organizational factors influence how professionals perceived the teamwork. Descriptors: healthcare professionals; work-team; hospital.
RESUMO
Objetivo: conhecer a percepção dos profissionais de saúde relativamente ao trabalho em equipe em contexto hospitalar. Método: Estudo descritivo correlacional realizado visando analisar as percepções do trabalho de 140 profissionais de saúde de um Hospital de Évora. Como instrumento de colheita de dados foi utilizado o inquérito por questionário. Resultados: De acordo com o objectivo do estudo constituiu-se a escala total: Percepção do trabalho em Equipa e as sub-escalas designadas: Coordenação do Grupo, Estratégia de Negociação, Interacção do Grupo. Confirma-se a hipótese da percepção do trabalho em equipa por parte dos profissionais de saúde estar relacionada com os factores sócio-organizacionais. No que diz respeita à hipótese de existir relação significativa da percepção do trabalho em equipe e as características do perfil dos profissionais de saúde, confirma-se apenas a relação da percepção do trabalho em equipa com o grupo profissional. Conclusão: os profissionais de saúde revelam uma percepção favorável do trabalho em equipa, e que relativamente à existência de relação entre a percepção do trabalho em equipe e os fatores sócio-organizacionais, confirma-se a relação, inferindo que os fatores sócio-organizacionais influenciam a forma como os profissionais percepcionam o trabalho em equipe. Descritores: profissional de saúde; trabalho em equipe; hospital.
RESUMEN
Objetivo: conocer la percepción de los profesionales de la salud en el medio hospitalario, en relación al trabajo realizado en equipo. Método: estudio descriptivo de correlación realizado para analizar las percepciones del trabajo en equipo de 140 profesionales de la salud de un Hospital de Évora. Como instrumento para la recogida de datos fue utilizada la encuesta por cuestionario. Resultados: de acordó con el objetivo de lo estudio se ha constituido la escala total: percepción del trabajo en equipo y las sub-escalas designadas: coordinación del grupo, estrategia de negociación y interacción del grupo. Se confirma la hipótesis de la percepción del trabajo en equipo de los profesionales de la salud estar relacionada con los factores socio-organizacionales. En lo que se refiere a la hipótesis hay una relación significativa de la percepción de lo trabajo en equipo y las características del perfil de los profesionales de la salud apenas se confirma la relación de la percepción del trabajo en equipo con el grupo profesional. Conclusión: los profesionales de la salud revelan una percepción favorable del trabajo en equipo, y que relativamente a la existencia de relación entre la percepción del trabajo en equipo y los factores socio-organizacionales, se confirma la relación, infiriendo que estos factores socio-organizacionales influencian en la forma en como los profesionales entiende el trabajo en equipo. Descriptores: profesional de salud; trabajo en equipe; hospital.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi enviado para publicação em nenhuma outra revista e que não foi publicado anteriormente.
O(s) autor(es) confirma(m) que a versão final do manuscrito foi revisada e aprovada, pois os seguintes critérios foram atendidos, de modo a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:
1. Ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos;
2. Ter escrito o trabalho ou revisado as versões sucessivas e tomado parte no processo de revisão;
3. Ter aprovado a versão final.
Seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, os conteúdos da [Nome da revista] estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional - CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). A Licença CC BY permite a qualquer usuário: Compartilhar - copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato; Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os seguintes termos: Atribuição - é obrigatório atribuir o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; Sem restrições adicionais - não é possível aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.