Importance of using therapeutic toy in assisting child with type 1 diabetes

Déa Silvia Moura da Cruz Cruz, Neusa Collet, Daniela Karina Antão Marques

Resumo


Objetivo: relatar a eficácia do brinquedo terapêutico como instrumento a ser utilizado na assistência a criança  portadora de diabetes mellitus tipo 1. Método: trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, tipo relato de experiência. Foi realizado no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) no mes de agosto de 2011, onde o sujeito da pesquisa foi uma criança do sexo masculino de 6 anos de idade com diagnóstico recente de Diabetes mellitus tipo 1. Resultados: Durante a consulta de enfermagem foram realizadas duas sessões de Brinquedo Terapêutico, uma instrucional e outra dramática. A utilização da técnica favoreceu uma maior interação da enfermeira com a criança,  permitindo esta  assimilar de forma adequada a situação que estava vivenciando. Conclusão: Este estudo nos permitiu refletir quanto a importância da utilização do Brinquedo Terapêutico na assistência prestada a criança portadora de Diabetes Tipo 1, por ser um instrumento valioso na orientação dos pais quanto a terapêutica a ser instituída a criança e no preparo dela para uma rotina de procedimentos dolorosos (dextrotix e insulinoterapia), auxiliando-a no processo de resiliência. Descritores: Criança; Diabete Mellitus; Assistência; Jogos e brinquedos

 


Palavras-chave


Criança; Diabete Mellitus; Assistência; Jogos e brinquedos

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i4a7108p849-853-2012



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios