Articulation in teaching-service within the Sistema Único de Saude and the implications for nursing

Renata Cristina da Penha Silveira, Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi

Resumo


ABSTRACT

Objective: to reflect upon the new educational methods in the nursing field, where the professor acts as a facilitator in the teaching/learning process to train nurses that are more critical and thoughtful, according to the Unified Health System (Sistema Único de Saúde – SUS). Method: this article reflects upon the articulation of education-service within the SUS and its consequences for the nursing area, based on a literature review whose goal is to analyze, in an innovative and transforming way, situations of health and disease and the respective practices that are part of the reality experienced by the nurses. Results: found that, currently, the universities have given greater importance of training human resources in health, just at the critical view of practice and care for human beings in pursuit of excellence in care. Therefore, training in accordance with the Guidelines of the SUS agrees that these goals will only be achieved when using the novel methods in nursing education.Conclusion: after reflecting upon the topic, nurses are expected be more critical and to promote humanized, customized and excellence-based care when providing care or working in rehabilitation. Descriptors: Unified Health System; nursing; curriculum; humanization of assistance; methodology.

RESUMO

Objetivo: refletir sobre os novos métodos de ensino de  enfermagem, nos quais o professor é um facilitador no processo de ensino / aprendizagem na formação de enfermeiros mais críticos e reflexivos, de  acordo  com o Sistema Único de Saúde (SUS). Método: trata-se de um artigo de  reflexão sobre a articulação ensino-serviço no contexto do SUS e as implicações  para a enfermagem, com respaldo em revisão de literatura, cuja finalidade é lançar um olhar inovador e transformador das situações de saúde/doença e  seus  respectivos cuidados que fazem parte da realidade vivenciada pelos enfermeiros. Resultados: constatou-se que, atualmente, as universidades têm dado uma maior importância da formação de recursos humanos na área da saúde, justamente na visão crítica das práticas e da assistência ao ser humano em busca da excelência no cuidado. Portanto, a formação de acordo com as Diretrizes do SUS está de acordo esses objetivos que somente serão alcançados quando utilizadas as metodologias inovadoras no ensino de enfermagem. Conclusão: após a reflexão sobre o tema, espera-se que os enfermeiros durante sua prática na comunidade, na promoção da saúde ou reabilitação, sejam mais críticos e promovam um cuidado humanizado, individualizado e de excelência na população atendida. Descritores: Sistema Único de Saúde; enfermagem; currículo; humanização da assistência; metodologia.

RESUMEN

Objetivo: reflexionar sobre los nuevos métodos de enseñanza de enfermería, en los cuales el profesor es un facilitador en el proceso de enseñanza/aprendizaje en la formación de profesionales más críticos y reflexivos, de acuerdo con el Sistema Único de Salud (SUS). Método: se trata de un artículo de reflexión sobre la articulación enseñanza/servicio en el contexto del SUS y las implicaciones para enfermería, con respaldo de revisión bibliográfica, cuya finalidad es tener una visión innovadora y transformadora de las situaciones de salud/enfermedad y sus respectivos cuidados que son parte de la realidad vivida por los enfermeros. Resultados: encontró que, en la actualidad, las universidades han dado una mayor importancia de la formación de recursos humanos en salud, justo en el punto de vista crítico de la práctica y el cuidado de los seres humanos en búsqueda de la excelencia en la atención. Por lo tanto, la formación, de conformidad con las directrices del SUS está de acuerdo en que estos objetivos sólo se lograrán cuando se utilizan los nuevos métodos en la educación de enfermería. Conclusión: después de la reflexión sobre el tema, se espera que los enfermeros, durante sus desempeños en la comunidad, en el fomento de la salud o rehabilitación, sean más críticos y fomenten un cuidado humanizado, individualizado y excelente para la población atendida. Descriptores: Sistema Único de Salud; enfermería; curriculum; humanización de la atención; metodología.


Palavras-chave


sistema único de saúde; enfermagem; currículo; humanização da assistência; metodologia

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i4a7119p932-940-2012



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