Work overload: perceptions of nurses in the intensive care unit

Autores

  • Elaine Cristina Paula Universidade do Vale do Paraíba
  • Regimar Carla Machado Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i3a7128p513-520-2012

Palavras-chave:

Unidade de Terapia Intensiva, Estresse, Enfermeiros.

Resumo

Objetivos: Identificar os possíveis fatores que causam a sobrecarga de trabalho aos enfermeiros na UTI e averiguar esta sobrecarga perante a percepção destes enfermeiros. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória. A amostra constituiu-se de 20 enfermeiros de duas instituições hospitalares de um município do Vale do Paraíba Paulista.  Foi utilizado um instrumento de coleta de dados com questões objetivas. O projeto obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Univap (H157/2010).  Resultados: Foram analisados os fatores que levam o profissional enfermeiro à sobrecarga de trabalho em UTI, relacionado à equipe, assistência, material/equipamento e empresa. Obteve predomínio de enfermeiros do sexo feminino, portanto, 80%(16) dos enfermeiros sentem que a UTI gera sobrecarga no trabalho. Os enfermeiros relataram que realizar procedimentos como a revisão e conserto de equipamento; a reposição de material; a falta de enfermeiros e as atividades burocráticas são geradores de sobrecarga.  Conclusões: Há sobrecarga de trabalho na UTI devido inúmeras dificuldades em relação às condições de trabalho. Portanto, as instituições precisam promover melhores condições aos profissionais com o intuito de contribuir para a redução do estresse e promover um ambiente favorável para que possam realizar uma assistência de qualidade aos pacientes e familiares.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Paula, Universidade do Vale do Paraíba

Discente do Curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Cuidados Críticos/ Cardiologia da Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos. São Paulo – SP.

Regimar Carla Machado, Universidade do Vale do Paraíba

Professora do Curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Cuidados Críticos/ Cardiologia da Universidade do Vale do Paraíba. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Cardíaca da Universidade Federal de São Paulo – São Paulo – SP.

Publicado

02/01/2012

Como Citar

PAULA, Elaine Cristina; MACHADO, Regimar Carla. Work overload: perceptions of nurses in the intensive care unit. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 6, n. 3, p. 513–520, 2012. DOI: 10.5205/1981-8963-v6i3a7128p513-520-2012. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/7128. Acesso em: 21 jun. 2026.