Supervised training of administration and management in nursing and health: report of an academic experience

Aline Daiane Colaço, Bruna Helena de Jesus, Bruno Pereira Dal Paz, Fabíola Santos Ardigo, José Luís Guedes dos Santos, Rafael Marcelo Soder, Alacoque Lorenzini Erdmann

Resumo


ABSTRACT

Objective: to describe the actions developed by a group of nursing academics in a curricular component of Supervised Training directed to the practice of administration and management in health and nursing. Methodology: this is an experience report developed during the disciplines of Supervised Training I, of the seventh stage of the Graduate Nursing Course from Universidade Federal de Santa Catarina. Three topics were organized to present and discuss the actions developed in SCT, according the guiding objectives: 1) Development of management skills of nursing care; 2) Monitoring and execution of duties of the headship of nursing, and 3) Visit to the horizontal structuring basic hospital services. Results: the students experienced the functions of the headship of nursing (manager) in a hospitalization unit and the assistential activities, direct and indirect, to the patients, executing nursing records under the perspective of the Systematization of Nursing Care. Among the managerial activities developed, we could include: design of the nursing staff, materials management and preparation of memorandums. Conclusion: it is understood the role of nurses in the organization, coordination, planning, execution of nursing staff’s activities, of the physical structure of the sector and the organizational context for excellence of care in hospital context. Descriptors: management; nursing professional role; education in nursing; health management.

RESUMO

Objetivo: descrever as ações desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem em um componente curricular de Estágio Curricular Supervisionado voltado à prática de gestão e gerenciamento em saúde e enfermagem. Metodologia: relato analítico e reflexivo desenvolvido a partir das experiências de um grupo de acadêmicos de enfermagem durante a realização dos componentes curriculares Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem e Estágio Supervisionado I, da sétima fase do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Para apresentar e discutir as ações desenvolvidas no ECS organizaram-se três tópicos: 1) Desenvolvimento de habilidades de gestão da assistência de enfermagem; 2) Acompanhamento e realização das atribuições da chefia de enfermagem; e; 3) Visita aos serviços hospitalares estruturantes horizontais básicos. Resultados: vivenciaram-se as atribuições da chefia de enfermagem em uma unidade de internação hospitalar e as atividades assistenciais, diretas e indiretas, aos pacientes, executando registros de enfermagem sob a ótica da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Entre as atividades gerenciais desenvolvidas destacam-se: dimensionamento da equipe de enfermagem, gerenciamento de materiais e elaboração de memorandos. Conclusão: compreendeu-se a atuação do enfermeiro na organização, coordenação, planejamento e execução de atividades da equipe de enfermagem, da estrutura física do setor e do contexto organizacional visando a excelência do cuidado no contexto hospitalar. Descritores: gerência; papel do profissional de enfermagem; educação em enfermagem; gestão em saúde.

RESUMEN

Objetivo: describir las acciones realizadas por estudiantes de Enfermería en un componente curricular de práctica supervisada de administración y gestión en salud y enfermería. Metodología: relato de experiencia desarrollado durante las disciplinas de Gestión y Gerencia en Salud y Enfermería y Práctica Supervisada I de la Carrera de Enfermería de la Universidad Federal de Santa Catarina. Para presentar y discutir las acciones desarrolladas durante la Prácticas Supervisada I, se organizaron tres tópicos: 1) desarrollo de habilidades de gestión del cuidado de enfermería; 2) seguimiento y realización de las funciones de la gerencia de enfermería; y 3) visita a los servicios hospitalarios consolidados horizontales básicos. Resultados: se experimentaron las competencias del gerente de enfermería y las actividades asistenciales directas e indirectas a los pacientes, con realización de los registros de enfermería desde la perspectiva de la Sistematización de la Asistencia de Enfermería. Las actividades gerenciales realizadas incluyeron: elaboración de la escala de trabajo de enfermería, dimensionamiento del personal de enfermería, gestión de materiales y elaboración de memorandos. Conclusión: se comprendió la actuación del enfermero gerente en la organización, coordinación, planificación y ejecución de las actividades de enfermería, la estructura física y contexto organizacional para la excelencia del cuidado a los pacientes hospitalizados. Descriptores: Gerencia; rol de la enfermera; educación en enfermería; gestión em salud.


Palavras-chave


Gerência; Papel do Profissional de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Gestão em Saúde

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i10a7507p2596-2602-2012



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