Diagnóstico situacional: ferramenta de auxílio em gestão da qualidade
DOI:
https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i5a9827p1405-1412-2014Resumo
RESUMO
Objetivo: descrever a elaboração do Diagnóstico Situacional de uma Central de Materiais e Esterilização. Método: estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Os dados foram coletados por meio de lista de verificação simples, análise de documentos institucionais e mapeamento de processos, a fim de construir ações de reestruturação da Central de Materiais e Esterilização para que a mesma alcance os padrões de qualidade estabelecidos para acreditação nível I. Resultados: por meio do diagnóstico situacional foi possível traçar o perfil da CME e identificar não conformidades, gerando subsídios para a elaboração e execução de um projeto de adequação deste setor. Conclusão: o diagnóstico situacional acrescido do mapeamento de processos foram ferramentas de crucial importância para a identificação de requisitos necessários para o alcance da qualidade e a execução das melhorias e adequações previstas no modelo de acreditação hospitalar, uma vez que viabilizaram o conhecimento aprofundado do ambiente da CME e dos processos ali executados. Descritores: Gestão da Qualidade; Enfermagem; Central Hospitalar de Suprimentos; Esterilização.
ABSTRACT
Objective: to describe the development of a Situational Diagnosis of a Materials and Sterilization Center (MSC) Method: descriptive study. Experience report. Data were collected through a simple checklist, the analysis of institutional documents and the mapping of processes. Primary goal was to create restructuring actions for a Materials and Sterilization Center in order to achieve the quality standards established for accreditation as level I. Results: through the situational diagnosis it has been possible to trace the profile of the MSC and to identify nonconformities, which supported the preparation and execution of a compliance project for this unit. Conclusion: situational diagnosis and the mapping of processes were crucial tools for the identification of requirements necessary to achieve quality services, and implement improvements and adjustments according to the hospital accreditation model. They have provided detailed knowledge about the MSC environment and the processes performed there. Descriptors: Quality Management; Nursing; Central Supply, Hospital; Sterilization.
RESUMEN
Objetivo: describir la elaboración del Diagnóstico Situacional de una Central de Materiales y Esterilización (CME). Método: Estudio descriptivo. Reporte de experiencia. Los datos fueron recolectados a través de una lista de verificación sencilla, el análisis de documentos institucionales y la cartografía de procesos. El objetivo fue realizar acciones de reestructuración de la Central de Materiales y Esterilización para que ésta alcance los estándares de calidad establecidos para acreditación de nivel I. Resultados: a través del análisis situacional fue posible trazar el perfil de la CME e identificar incumplimientos, lo que auxilió en la preparación y ejecución de un proyecto de adecuación de este sector. Conclusión: el diagnostico situacional y la cartografía de procesos fueron herramientas cruciales para la identificación de los requisitos necesarios para alcanzar la calidad, y realizar mejoras y ajustes previstos en el modelo de acreditación de hospitales, ya que ofrecieron conocimiento detallado del ambiente de la CME y de los procesos realizados allí. Descriptores: Gestión de Calidad; Enfermería; Central Hospitalaria de Suministros; Esterilización.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi enviado para publicação em nenhuma outra revista e que não foi publicado anteriormente.
O(s) autor(es) confirma(m) que a versão final do manuscrito foi revisada e aprovada, pois os seguintes critérios foram atendidos, de modo a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:
1. Ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos;
2. Ter escrito o trabalho ou revisado as versões sucessivas e tomado parte no processo de revisão;
3. Ter aprovado a versão final.
Seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, os conteúdos da [Nome da revista] estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional - CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). A Licença CC BY permite a qualquer usuário: Compartilhar - copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato; Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os seguintes termos: Atribuição - é obrigatório atribuir o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; Sem restrições adicionais - não é possível aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.