Perceptions of nursing team about patients with agitated behavior and / or aggressive

Adriana Ribeiro Silva de Castro, Mariluci Alves Maftum, Marcio Roberto Paes, Maria de Fatima Mantovani, Miriam Aparecida Nimtz, Milton Carlos Mariotti

Resumo


ABSTRACT

Objective: recognizing the perceptions of the nursing staff on agitated and / or aggressive behavior manifested by patients. Method: a qualitative exploratory study conducted in a hospital Emergency Care in Curitiba / Parana, in 2013, with 17 nursing professionals. The data were produced through the technique of Group Discussion and analyzed by the proposed operative qualitative analysis. The research project was approved by the Research Ethics Committee, CAAE 02215612.2.0000.0096. Results: The subjects reported difference between psychomotor agitation and aggressive behavior and that an agitated patient may become aggressive. Answering agitated and aggressive patients can be characterized as emergencies. Conclusion: the difference between agitated and / or aggressive behavior is recognized by participants from their professional practice. There is a need for continuing education in hospitals to subsidize nursing care to patients under agitated and / or aggressive behavior. Descriptors: Nursing Care; Psychomotor Agitation; Violence; Aggression.

RESUMO

Objetivo: conhecer as percepções da equipe de enfermagem sobre o comportamento agitado e/ou agressivo manifestado por pacientes. Método: estudo qualitativo exploratório realizado em um Pronto Atendimento hospitalar de Curitiba/PR, em 2013, com 17 profissionais da enfermagem. Os dados foram produzidos por intermédio da técnica de Discussão de Grupo e analisados pela proposta operativa de análise qualitativa. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE 02215612.2.0000.0096. Resultados: os sujeitos referiram diferença entre agitação psicomotora e comportamento agressivo e que um paciente agitado pode-se tornar agressivo. O atendimento de pacientes agitados e agressivos pode-se caracterizar como situações de emergência. Conclusão: a diferença entre comportamento agitado e/ou agressivo é reconhecido pelos participantes a partir de sua prática profissional. Há a necessidade de educação continuada no espaço hospitalar para subsidiar o cuidado de enfermagem aos pacientes sob comportamento agitado e/ou agressivo. Descritores: Cuidados de Enfermagem; Agitação Psicomotora; Violência; Agressão.

RESUMEN

Objetivo: comprender las percepciones del personal de enfermería en el comportamiento agitado y / o agresivo manifestado por los pacientes. Método: un estudio cualitativo exploratorio realizado en una atención hospitalaria de urgencia en Curitiba / Paraná, en 2013, con 17 profesionales de enfermería. Los datos fueron producidos a través de la técnica de discusión de grupo y se analizaron mediante la propuesta operativa del análisis cualitativo. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética de Investigación, CAAE 02215612.2.0000.0096. Resultados: los sujetos informaron diferencia entre la agitación psicomotora y el comportamiento agresivo, y que un paciente agitado puede llegar a ser agresivo. El cuidado de los pacientes inquietos y agresivos puede caracterizarse como emergencias. Conclusión: la diferencia entre el comportamiento agitado y / o agresivo es reconocido por los participantes de su práctica profesional. Hay una necesidad de la formación continua en los hospitales para subsidiar la atención de enfermería a pacientes menores de comportamiento agitado y / o agresivo. Descriptores: Atención de Enfermería; Agitación Psicomotora; Violencia; Agresión.


Palavras-chave


Cuidados de Enfermagem; Agitação psicomotora; Comportamento Agressivo.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i7a9860p1868-1875-2014



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios