A CIDADE INDUSTRIAL DE CONTAGEM: DA PRODUÇÃO DA METRÓPOLE VIA INDUSTRIALIZAÇÃO À REORDENAÇÃO RECENTE DAS ANTIGAS ÁREAS INDUSTRIAIS.

Fabiano Rosa de Magalhães

Resumo


O esforço desse trabalho orienta-se pela compreensão dos diferentes ciclos de metropolização que cercam o município de Contagem tomando-se como ponto de partida três momentos distintos, a saber: primeiramente, a metropolização via industrialização, passando pela fragmentação espacial e a reordenação recente do espaço. Nosso foco de análise tem como ponto privilegiado a Cidade Industrial Coronel Juventino Dias. Busca-se compreender o arcabouço político-econômico que estava na base desse contexto. O ponto de partida é a constituição da Cidade Industrial e a miríade de processos que se vinculam à sua implantação. A partir dos anos 2000 as áreas industriais vêm sofrendo um processo de esvaziamento ou sendo substituídas por outras formas de ocupação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2014.229076

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.