A CIDADE INDUSTRIAL DE CONTAGEM: DA PRODUÇÃO DA METRÓPOLE VIA INDUSTRIALIZAÇÃO À REORDENAÇÃO RECENTE DAS ANTIGAS ÁREAS INDUSTRIAIS.

Autores/as

  • Fabiano Rosa de Magalhães Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Salinas

Resumen

O esforço desse trabalho orienta-se pela compreensão dos diferentes ciclos de metropolização que cercam o município de Contagem tomando-se como ponto de partida três momentos distintos, a saber: primeiramente, a metropolização via industrialização, passando pela fragmentação espacial e a reordenação recente do espaço. Nosso foco de análise tem como ponto privilegiado a Cidade Industrial Coronel Juventino Dias. Busca-se compreender o arcabouço político-econômico que estava na base desse contexto. O ponto de partida é a constituição da Cidade Industrial e a miríade de processos que se vinculam à sua implantação. A partir dos anos 2000 as áreas industriais vêm sofrendo um processo de esvaziamento ou sendo substituídas por outras formas de ocupação.

Biografía del autor/a

Fabiano Rosa de Magalhães, Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Salinas

Professor de Sociologia IFNMG. Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (UFMG), Licenciatura em Geografia (UFMG) e Mestrado em Ciências Sociais (PUC-MG)

Publicado

2015-01-05

Cómo citar

Magalhães, F. R. de. (2015). A CIDADE INDUSTRIAL DE CONTAGEM: DA PRODUÇÃO DA METRÓPOLE VIA INDUSTRIALIZAÇÃO À REORDENAÇÃO RECENTE DAS ANTIGAS ÁREAS INDUSTRIAIS. Revista De Geografia, 31(3), 243–275. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229076