A CIDADE INDUSTRIAL DE CONTAGEM: DA PRODUÇÃO DA METRÓPOLE VIA INDUSTRIALIZAÇÃO À REORDENAÇÃO RECENTE DAS ANTIGAS ÁREAS INDUSTRIAIS.

Auteurs

  • Fabiano Rosa de Magalhães Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Salinas

Résumé

O esforço desse trabalho orienta-se pela compreensão dos diferentes ciclos de metropolização que cercam o município de Contagem tomando-se como ponto de partida três momentos distintos, a saber: primeiramente, a metropolização via industrialização, passando pela fragmentação espacial e a reordenação recente do espaço. Nosso foco de análise tem como ponto privilegiado a Cidade Industrial Coronel Juventino Dias. Busca-se compreender o arcabouço político-econômico que estava na base desse contexto. O ponto de partida é a constituição da Cidade Industrial e a miríade de processos que se vinculam à sua implantação. A partir dos anos 2000 as áreas industriais vêm sofrendo um processo de esvaziamento ou sendo substituídas por outras formas de ocupação.

Biographie de l'auteur

Fabiano Rosa de Magalhães, Instituto Federal do Norte de Minas - Campus Salinas

Professor de Sociologia IFNMG. Licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (UFMG), Licenciatura em Geografia (UFMG) e Mestrado em Ciências Sociais (PUC-MG)

Téléchargements

Publiée

2015-01-05

Comment citer

Magalhães, F. R. de. (2015). A CIDADE INDUSTRIAL DE CONTAGEM: DA PRODUÇÃO DA METRÓPOLE VIA INDUSTRIALIZAÇÃO À REORDENAÇÃO RECENTE DAS ANTIGAS ÁREAS INDUSTRIAIS. Revista De Geografia, 31(3), 243–275. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229076

Numéro

Rubrique

Artigo Científico