Ensino de geografia em escolas indígenas de Mato Grosso do Sul: limites e desafios para educação intercultural
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.230192Resumo
Neste texto, apresentaremos parte das análises e reflexões desenvolvidas no âmbito de uma pesquisasobre o
ensino de Geografia em escolas indígenas de Mato Grosso do Sul1, especificamente nos municípios de Caarapó,
Dourados e Amambai. A partir de entrevistas realizadas com professores de Geografia atuantes em escolas
indígenas desses municípios, realizamos análise das contribuições dessa disciplina para a educação intercultural.
Além disso, refletimos sobre as concepções dos docentes entrevistados com os objetivos propostos para a
Geografia nos projetos pedagógicos das escolas a fim de identificar convergências ou divergências. Concluímos
que a complexidade presente nos contextos educacionais das escolas indígenas, marcada pela tensão entre o
fazer diferente e a colonialidade do saber se expressa nas concepções dos docentes, assim como nos projetos
pedagógicos das escolas.
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