Ensino de geografia em escolas indígenas de Mato Grosso do Sul: limites e desafios para educação intercultural

Auteurs

  • Solange Rodrigues da Silva Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional de Opiapoque.
  • Flaviana Gasparotti Nunes Profa. do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.230192

Résumé

Neste texto, apresentaremos parte das análises e reflexões desenvolvidas no âmbito de uma pesquisasobre o
ensino de Geografia em escolas indígenas de Mato Grosso do Sul1, especificamente nos municípios de Caarapó,
Dourados e Amambai. A partir de entrevistas realizadas com professores de Geografia atuantes em escolas
indígenas desses municípios, realizamos análise das contribuições dessa disciplina para a educação intercultural.
Além disso, refletimos sobre as concepções dos docentes entrevistados com os objetivos propostos para a
Geografia nos projetos pedagógicos das escolas a fim de identificar convergências ou divergências. Concluímos
que a complexidade presente nos contextos educacionais das escolas indígenas, marcada pela tensão entre o
fazer diferente e a colonialidade do saber se expressa nas concepções dos docentes, assim como nos projetos
pedagógicos das escolas.

Bibliographies de l'auteur

Solange Rodrigues da Silva, Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional de Opiapoque.

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD (2010). Mestrado e Doutorado em Geografia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, tendo dedicado seus estudos desde o ano de 2010 ao Ensino de Geografia com comunidades indígenas, atuando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Geografia na educação escolar indígena; contibuições da Geografia para educação ambiental em escolas indígenas; contribuições da Geografia para educação intercultural no contexto de escolas indígenas. Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional de Opiapoque.

Artigos completos publicados em periódicos

.

SILVA, S. R.; Flaviana Gasparotti Nunes . FRONTEIRA E CONSTRUÇÃO DO -OUTRO-: concepções de alunos sobre povos indígenas. Mercator (Fortaleza. Online), v. 13, p. 93-106, 2014.

 

2.

Flaviana Gasparotti Nunes ; SILVA, S. R. . GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE DOURADOS (MS). Boletim Gaúcho de Geografia, v. 36 37, p. 11-22, 2011.


3.

GONCALVES, M. A. ; SILVA, S. R. . O PROGRAMA DE COLETA SELETIVA E TRABALHO DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS EM NOVA ANDRADINA-MS. Geografia em Questão (Impresso), v. 1, p. 130-140, 2009.

 

Capítulos de livros publicados

1.

SILVA, S. R.; NUNES, F. G. . Ensino de Geografia e interculturalidade: considerações a partir de escolas indígenas de Dourados/MS. In: Ana Paula Camilo; Patrícia Alves Carvalho; Sandra Cristina de Souza. (Org.). Geografia e suas Linguagens: a construção de novas leituras sobre o espaço regional sul-mato-grossense. 1ªed.Campo Grande: LIFE EDITORA, 2017, v. 240.p, p. 15-139.

2.

SILVA, S. R. ; NUNES, F. G. ; SILVA, S. R. ; Flaviana Gasparotti Nunes . TRAJETÓRIAS SOCIOESPACIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE DESENHOS ELABORADOS POR ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS). In: CLÁUDIO BENITO FERRAZ; FLAVIANA GASPAROTTI NUNES. (Org.). IMAGENS GEOGRAFIAS E EDUCAÇÃO: INTENSÕES, DISPERSÕES, E ARTICULAÇÕES. 1ªed.DOURADOS: UFGD, 2013, v. V1, p. 265-282.

 

Flaviana Gasparotti Nunes, Profa. do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Profa. do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Références

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Publiée

2019-06-10

Comment citer

Rodrigues da Silva, S., & Gasparotti Nunes, F. (2019). Ensino de geografia em escolas indígenas de Mato Grosso do Sul: limites e desafios para educação intercultural. Revista De Geografia, 36(1), 36–58. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.230192

Numéro

Rubrique

Artigo Científico