Ensino de geografia em escolas indígenas de Mato Grosso do Sul: limites e desafios para educação intercultural

Autor/innen

  • Solange Rodrigues da Silva Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional de Opiapoque.
  • Flaviana Gasparotti Nunes Profa. do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.230192

Abstract

Neste texto, apresentaremos parte das análises e reflexões desenvolvidas no âmbito de uma pesquisasobre o
ensino de Geografia em escolas indígenas de Mato Grosso do Sul1, especificamente nos municípios de Caarapó,
Dourados e Amambai. A partir de entrevistas realizadas com professores de Geografia atuantes em escolas
indígenas desses municípios, realizamos análise das contribuições dessa disciplina para a educação intercultural.
Além disso, refletimos sobre as concepções dos docentes entrevistados com os objetivos propostos para a
Geografia nos projetos pedagógicos das escolas a fim de identificar convergências ou divergências. Concluímos
que a complexidade presente nos contextos educacionais das escolas indígenas, marcada pela tensão entre o
fazer diferente e a colonialidade do saber se expressa nas concepções dos docentes, assim como nos projetos
pedagógicos das escolas.

Autor/innen-Biografien

Solange Rodrigues da Silva, Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional de Opiapoque.

Possui Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD (2010). Mestrado e Doutorado em Geografia pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, tendo dedicado seus estudos desde o ano de 2010 ao Ensino de Geografia com comunidades indígenas, atuando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Geografia na educação escolar indígena; contibuições da Geografia para educação ambiental em escolas indígenas; contribuições da Geografia para educação intercultural no contexto de escolas indígenas. Docente do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP- Campus Binacional de Opiapoque.

Artigos completos publicados em periódicos

.

SILVA, S. R.; Flaviana Gasparotti Nunes . FRONTEIRA E CONSTRUÇÃO DO -OUTRO-: concepções de alunos sobre povos indígenas. Mercator (Fortaleza. Online), v. 13, p. 93-106, 2014.

 

2.

Flaviana Gasparotti Nunes ; SILVA, S. R. . GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE DOURADOS (MS). Boletim Gaúcho de Geografia, v. 36 37, p. 11-22, 2011.


3.

GONCALVES, M. A. ; SILVA, S. R. . O PROGRAMA DE COLETA SELETIVA E TRABALHO DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS EM NOVA ANDRADINA-MS. Geografia em Questão (Impresso), v. 1, p. 130-140, 2009.

 

Capítulos de livros publicados

1.

SILVA, S. R.; NUNES, F. G. . Ensino de Geografia e interculturalidade: considerações a partir de escolas indígenas de Dourados/MS. In: Ana Paula Camilo; Patrícia Alves Carvalho; Sandra Cristina de Souza. (Org.). Geografia e suas Linguagens: a construção de novas leituras sobre o espaço regional sul-mato-grossense. 1ªed.Campo Grande: LIFE EDITORA, 2017, v. 240.p, p. 15-139.

2.

SILVA, S. R. ; NUNES, F. G. ; SILVA, S. R. ; Flaviana Gasparotti Nunes . TRAJETÓRIAS SOCIOESPACIAIS: REFLEXÕES A PARTIR DE DESENHOS ELABORADOS POR ALUNOS INDÍGENAS DE DOURADOS (MS). In: CLÁUDIO BENITO FERRAZ; FLAVIANA GASPAROTTI NUNES. (Org.). IMAGENS GEOGRAFIAS E EDUCAÇÃO: INTENSÕES, DISPERSÕES, E ARTICULAÇÕES. 1ªed.DOURADOS: UFGD, 2013, v. V1, p. 265-282.

 

Flaviana Gasparotti Nunes, Profa. do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Profa. do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2019-06-10

Zitationsvorschlag

Rodrigues da Silva, S., & Gasparotti Nunes, F. (2019). Ensino de geografia em escolas indígenas de Mato Grosso do Sul: limites e desafios para educação intercultural. Revista De Geografia, 36(1), 36–58. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.230192