Inovação pedagógica na formação de professores de geografia na UFPE

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254209

Parole chiave:

formação de professores de geografia, ensino de geografia, educação básica, UFPE

Abstract

A inovação pedagógica na formação de professores de Geografia se faz necessária e deve ser atenta as questões do cenário educacional, se quisermos ressignificar a profissão nas universidades e o ensino de Geografia na educação básica. Deste modo, objetivo central deste trabalho é compartilhar uma experiência de formação de professores de Geografia, do Departamento de Ciências Geográficas – DCG, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, durante semestre de 2021.2, construída por dois professores formadores, da área de Ensino de Geografia. O estudo em questão, é de cunho qualitativo, posto que aborda relações e significados sociais em uma perspectiva processual. Os resultados obtidos, demostram que uma formação de professores de Geografia, pautada em uma maior sinergia entre a universidade e a escola, pode contribuir significativamente nos moldes operantes da formação de professor e com isso melhorar o ensino escolar pela Geografia, fazendo uso de ações didáticas em nossa perspectiva inovadoras e contextualizadas.

Biografie autore

Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Magistério Superior Substituto, do Departamento de Ciências Geográficas -DCG. Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – PPGEO/UFPE, Professor Efetivo da Secretaria da Educação de Alagoas – SEDUC-AL.

Francisco Kennedy Silva Dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de Produtividade do CNPQ.

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Pubblicato

2022-08-23

Come citare

Carvalho, J. I. F. de, & Santos, F. K. S. D. (2022). Inovação pedagógica na formação de professores de geografia na UFPE. Revista De Geografia, 39(2), 39–58. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254209

Fascicolo

Sezione

Artigo Científico