Inovação pedagógica na formação de professores de geografia na UFPE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.254209Palavras-chave:
formação de professores de geografia, ensino de geografia, educação básica, UFPEResumo
A inovação pedagógica na formação de professores de Geografia se faz necessária e deve ser atenta as questões do cenário educacional, se quisermos ressignificar a profissão nas universidades e o ensino de Geografia na educação básica. Deste modo, objetivo central deste trabalho é compartilhar uma experiência de formação de professores de Geografia, do Departamento de Ciências Geográficas – DCG, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, durante semestre de 2021.2, construída por dois professores formadores, da área de Ensino de Geografia. O estudo em questão, é de cunho qualitativo, posto que aborda relações e significados sociais em uma perspectiva processual. Os resultados obtidos, demostram que uma formação de professores de Geografia, pautada em uma maior sinergia entre a universidade e a escola, pode contribuir significativamente nos moldes operantes da formação de professor e com isso melhorar o ensino escolar pela Geografia, fazendo uso de ações didáticas em nossa perspectiva inovadoras e contextualizadas.
Referências
CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas-SP: Papirus, 2008.
CALLAI, H. C. A Formação do Profissional da Geografia: o professor. Ijuí: ed.: Unijuí, 2013.
CARVALHO, J. I. F. Formação inicial de professores de Geografia por meio do PIBID: trajetórias formativas. 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
CARVALHO, J. I. F; SANTOS, F. K. S; & SOUSA, L. A. As diretrizes para a formação docente e o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID): a formação inicial dos professores de geografia e o ensino na contemporaneidade. Caminhos De Geografia, 20(71), 16–31. (2019). https://doi.org/10.14393/RCG207143152.
CARVALHO, J. I. F. Proposta de formação de professores de Geografia por meio de aula de campo e excursão didática: uma relação possível entre universidade e escola. DCG/UFPE, Recife, 2022.
CASTELLAR, S. & VILHENA, J. Ensino de Geografia. São Paulo. Ed. Cengage Learning, 2014.
CASTROGIOVANNI, et al. Ensino de Geografia: caminhos e encantos. 2. Ed. Porto Alegre: EDUPUCRS, 2011.
GHEDIN, E; ALMEIDA, M. I; LEITE, Y. U. F. Formação de Professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líder Livro Editora, 2008.
MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, 350. Septiembre-diciembre 2009, p. 203-218.
PAULO, J. R. de. A complexidade da formação de professores de Geografia e reflexos na prática de ensino. In: PAULO, J. R. de. (Org.). A formação de professores de Geografia: contribuições para mudanças de concepções de ensino. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2016.
TARDIF. M. Os professores diante do seu saber esboço de uma problemática do saber docente. In. TARDIF. M. Saberes Docente e Formação Profissional. Petrópolis-RJ. Ed. Vozes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Francisco Kennedy Silva dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.