Brechas decoloniais e interculturalidade: por uma universidade “outra”

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.260665

Mots-clés :

sociabilidade, educação superior, interculturalidade

Résumé

Neste ensaio, a abordagem decolonial e o conceito da interculturalidade são centrais para um pensamento crítico “outro” e por buscar construir novos espaços democráticos de convivência ligado a um projeto social, cultural, educacional, político, ético e epistêmico, em direção à descolonização e à transformação na educação superior no Brasil. Todo país colonizado é, de certa forma, um território fértil de enraizamento da violência para os grupos subalternos, gerando uma cultura autoritária na sociedade (Estado, mercado e comunidade). No percurso investigativo realizado, surgiram alguns questionamentos: a) que tipos de sociabilidades estão sendo construídas em nosso país? b) Quais são as brechas decoloniais já existentes? c) Quais são as brechas decoloniais que podemos construir? d) As práticas pedagógicas interculturais podem contribuir para o enfrentamento do racismo acadêmico? e) O que poderia ser uma universidade “outra”? A partir dessas questões, este ensaio visa refletir acerca da branquitude e como podemos colaborar para descolonizar a supremacia branca que é ainda tão visível em nossas universidades. Primeiro aborda-se sobre sociabilidade, pois toda universidade está dentro de um contexto, no qual também incide, em um processo recursivo. Em seguida abordam-se as brechas decoloniais nas universidades a partir do pensamento de Rita Segato e acrescentam-se os elementos mais recentes dos avanços destes espaços nas universidades brasileiras, como a interculturalidade, pelos estudos de Catherine Walsh e Vera Lucia Candau, que se apresenta como ferramenta necessária para a inclusão do outro como legítimo no espaço acadêmico. Por fim, resgata-se a problemática brasileira, seus desafios, possibilidades e realizam-se considerações acerca da universidade inclusiva, antirracista e democrática.

Bibliographies de l'auteur

Marcia Regina Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil

Professora da UFPR no Curso de Gestão Pública e Coordenadora do LIIIS- Laboratório Interdisciplinar e Intercultural de Inovações Sociais, doutora em Agronomia pela UFPR, mestra em Administração pela UEM e bacharela em Administração pela UEM.

Heitor Pagliaro, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil

Professor da UFG, onde é coordenador do mestrado e doutorado em Direitos Humanos. Doutor em Direito pela UnB, mestre em Filosofia pela UFG e bacharel em Direito pela UFG.

Références

BENTO, Cida. O Pacto da branquitude. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal n. 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF, 29 ago. 2012.

CANDAU, Vera. M, Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: Viveiro de Castro Editora, 2016.

CANDAU, Vera M. Direitos Humanos, educação e interculturalidade. In: Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

CARVALHO, José J. Apresentação. In: SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos, Modos e Significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015.

CUSICANQUI, Silvia R. La noción de ‘derecho’ o las paradojas de la modernidad postcolonial: indígenas y mujeres en Bolivia. In: MIÑOSO, Yuderkys Espinosa; CORREAL, Diana Gómez; MUÑOZ, Karina Ochoa. (org.). Tejiendo de otro modo: feminismo, epistemología y apuestas descoloniales en Abya Yala. Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2014.

CUSICANQUI, Silvia R. Un mundo ch’ixi es posible: ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.

FERREIRA, Marcia R. O orçamento participativo como instrumento de geração de capital social: um estudo do Conselho do Orçamento Participativo – ano 2001/2002 – do Município de Maringá-PR. Dissertação (mestrado em Administração) – Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina, 2003.

FERREIRA, Marcia, R.; SILVA, F.; ZANATTA, R. Da dialogicidade entre universidade e comunidade: um estudo de caso da extensão universitária a partir do exercício da democracia dialógica na pesquisa-ação. Caderno gestão social, v.3, n.1, p.53-68, jan./jun. 2012.

FERREIRA. Marcia, R. A construção do conhecimento em Ciências Ambientais: contribuições da abordagem decolonial. In: SGUAREZI, S. B. Ambiente e Sociedade no Brasil Central: Diálogos Interdisciplinar Regional. 2 ed. [e-book]. São Leopoldo: Oikos; Cáceres: Editora UNEMAT, 2019.

FERREIRA, Marcia, R. BLASZCYK, A. A sustentação da abordagem decolonial na extensão universitária brasileira por meio das diretrizes legais do Estado. In: Ambiente e Sociedade: desafios da zona Costeira e da educação ambiental. Palhoça: Ed. UNISUL, 2020.

FERREIRA, Marcia R e SILVERIO, Diego. Reformar o pensamento: a transição paradigmática na universidade e a necessidade da política social do conhecimento para o ecodesenvolvimento. In: SILVA, Clécio D. D e SANTOS, Daniele B (orgs). Discussões efetivas sobre a sustentabilidade. Ponta Grossa - PR: Atena, 2021.

FERREIRA, Marcia, R. Inovação social e saberes outros: o que a construção do conhecimento formal tem a ver com isso? In: Geografias Fora do Eixo: por outras Geografias feitas com práxis territoriais. Londrina, PR: Editora Liberdade/EDUEMA, 2022.

GUAJAJARA, Sonia. Educação indígena: esperança de cura para tempos de enfermidade. In: CÁSSIO, Fernando (org). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar.1 ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na Cultura Brasileira. In: SILVA, L. A. Movimentos sociais urbanos, minorias étnicas e outros estudos. Brasília: ANPOCS, Cap. 3, 1983. (Ciências Sociais Hoje, 2).

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. 1 ed. Rio de janeiro: Zahar, 2020.

KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

MARTINS, Luciana .G; FERREIRA, Marcia .R. Cultura alimentar: o saber culinário do peixe seco a partir de uma abordagem decolonial In: MARCELINO, B.C (Org). Dossiê Cultura em Foco: Cultura e Decolonialidade na América Latina. 1. ed.– Foz do Iguaçu: Editora CLAEC, 2018.

OLIVEIRA, Lorena de; PAGLIARO, Heitor. Invisibilidade Interseccional, Superinclusão e Direitos Humanos. Ateliê Geográfico, v. 16, n. 1, abr./2022, p. 101-117.

OLIVEIRA, Luis F; CANDAU, Vera, M. F. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. v.26,n.1, abr/2010, p.15-40.

PAREDES, Julieta e GUZMAN, Adriana. El tejido de rebeldía? O que es el feminismo comunitário? La Paz: Editora, 2014.

PUC-SP. Núcleo de Gênero e Latinidades: lançamento de livro e debate: Presença da autora Julieta Paredes Carvajal, feminista comunitária aymara da Bolívia e doutoranda em Psicologia. Disponível no site : https://j.pucsp.br/noticia/nucleo-de-genero-e-latinidades-lancamento-de-livro-e-debate. Capturado em 20 de dezembro de 2022.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos, Modos e Significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Reinventar a democracia: Entre o pré-contratualismo e o pós-contratualismo. In: OLIVEIRA, Francisco & PAOLI, Maria C. Os sentidos da democracia. São Paulo: Vozes, 1997.

SEGATO, Rita. Brechas decoloniais para uma universidade da Nossa América. In: Crítica da Colonialidade em Oito ensaios e uma antropologia por demanda. 1 ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

SEGATO, Rita. Colonialidad y patriarcado moderno: expansión del frente estatal, modernización, y la vida de las mujeres.In: MIÑOSO, Yuderkys Espinosa; CORREAL, Diana Gómez; MUÑOZ, Karina Ochoa. (org.). Tejiendo de otro modo: feminismo, epistemología y apuestas descoloniales en Abya Yala. Popayán: Editorial Universidad del Cauca, 2014.

SEGATO, Rita. Las estructuras elementales de la violencia. Ensayos sobre género entre la antropología, el psicoanálisis y los derechos humanos. Bernal, Universidad de Quilmes, 2003.

SEGATO, Rita L. “Femi-geno-cidio como crimen en el fuero internacional de los Derechos Humanos: el derecho a nombrar el sufrimiento en el derecho”. In: FREGOSO, Rosa L; BEJARANO, Cynthia (Orgs). Feminicídio en América Latina Diversidad Feminista. CEIICH/UNAM: Cidade do México, 2011.

SILVA, Cidinha. #Parem de nos matar! São Paulo: Pólen, 2019.

SORJ, Bernardo. A nova sociedade brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

VINUTO, Juliana. Contribuições de Lélia Gonzalez aos estudos sociológicos sobre controle social e punição no Brasil. Civitas. Revista de Ciências Sociais (PUC-RS), vol. 22, 2022, p. 1-11.

WALSH, Catherine. Pedagogias decoloniales caminhando y preguntando. Notas a Paulo Freire desde Abya Ayala. Revista Entramados. Año 1, nº 1, 2014, pp.17-31.

WALSH, Catherine. (Re)pensamiento crítico y (De)colonialidad. In: Walsh, C. (Ed.). Pensamiento crítico y matriz (de)colonial. Reflexiones latinoamericanas. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar Ediciones Abya-Yala, 2005.

WALSH, Catherine. Son posibles unas ciências sociales/culturales otras? Reflexiones em torno a las epistemologias decoloniales. Nomadas, n 26, p 102-113, abril, 2007.

WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica Pedagogia Decolonial: insurgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera (Org). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)viver, Tomo I. Ediciones Abya-Yala, Quito-Ecuador, 2017.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad? Gritos, grietas y siembras desde abya yala. In: GARCIA, Diniz A. et al (orgs.). Poéticas e políticas da linguagem em vias de descolonização. Pedro & João Editores: São Carolos-Brasil, 2017a.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialismo do poder um pensamento e posicionamento “outro” a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, v. 5, n.1, p. 6-39.

Publiée

2023-12-27

Comment citer

Ferreira, M. R., & Pagliaro, H. (2023). Brechas decoloniais e interculturalidade: por uma universidade “outra”. Revista De Geografia, 40(4 (Especial), 31–55. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.260665