Formação de professores de geografia, ensino de geografia e o uso de tecnologias digitais: caminhos possíveis, desafios evidentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.262168

Palavras-chave:

formação docente, geografia sscolar, tecnologias educacionais, instrumentalização didática

Resumo

Nos últimos anos, as instituições de ensino básico e superior enfrentam desafios significativos devido às transformações globais e à crescente demanda por conectividade, exigindo adaptações aos novos paradigmas educacionais. Nesse contexto, a integração das tecnologias digitais nos processos de ensino torna-se um elemento importante no cenário formativo e no chão da escola. Pesquisas têm demonstrado que no ensino de Geografia, a tentativa de incorporação das tecnologias digitais nas práticas dos professores tem sido um dos obstáculos a serem superados, já que é inegável que historicamente o ensino da disciplina tem enfrentado dificuldades por ser considerado por muitos alunos como enfadonho e decorativo. Posto isso, este texto objetiva apresentar a importância da integração das tecnologias educacionais no ensino de Geografia, enfatizando a capacitação de professores na formação inicial e continuada para que saibam utilizar ferramentas tecnológicas de maneira propositiva e reflexiva em sala de aula. Para isso, adotou-se o método da pesquisa-formação, sendo conduzidas oficinas de instrumentalização didática e entrevistas com licenciandos em Geografia de instituições públicas, bem como professores do ensino básico que ministram a disciplina, ambos em Pernambuco. Os resultados revelam a necessidade de uma formação mais contextualizada e direcionada às realidades enfrentadas tanto pelas escolas quanto pela prática docente, principalmente no que compete ao uso de tecnologias com fins pedagógicos. Além disso, destaca-se a urgência da ampliação e efetivação de programas sobre inclusão digital já existentes nas secretarias de educação municipais e do estado.

Biografia do Autor

Mateus Ferreira Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pós Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco

Francisco Kennedy Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

23.12.2024

Como Citar

Santos, M. F., & Santos, F. K. S. dos. (2024). Formação de professores de geografia, ensino de geografia e o uso de tecnologias digitais: caminhos possíveis, desafios evidentes. Revista De Geografia, 41(5), 115–135. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.262168

Edição

Seção

Artigo Científico