Formação de professores de geografia, ensino de geografia e o uso de tecnologias digitais: caminhos possíveis, desafios evidentes
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.262168Palabras clave:
formação docente, geografia sscolar, tecnologias educacionais, instrumentalização didáticaResumen
Nos últimos anos, as instituições de ensino básico e superior enfrentam desafios significativos devido às transformações globais e à crescente demanda por conectividade, exigindo adaptações aos novos paradigmas educacionais. Nesse contexto, a integração das tecnologias digitais nos processos de ensino torna-se um elemento importante no cenário formativo e no chão da escola. Pesquisas têm demonstrado que no ensino de Geografia, a tentativa de incorporação das tecnologias digitais nas práticas dos professores tem sido um dos obstáculos a serem superados, já que é inegável que historicamente o ensino da disciplina tem enfrentado dificuldades por ser considerado por muitos alunos como enfadonho e decorativo. Posto isso, este texto objetiva apresentar a importância da integração das tecnologias educacionais no ensino de Geografia, enfatizando a capacitação de professores na formação inicial e continuada para que saibam utilizar ferramentas tecnológicas de maneira propositiva e reflexiva em sala de aula. Para isso, adotou-se o método da pesquisa-formação, sendo conduzidas oficinas de instrumentalização didática e entrevistas com licenciandos em Geografia de instituições públicas, bem como professores do ensino básico que ministram a disciplina, ambos em Pernambuco. Os resultados revelam a necessidade de uma formação mais contextualizada e direcionada às realidades enfrentadas tanto pelas escolas quanto pela prática docente, principalmente no que compete ao uso de tecnologias com fins pedagógicos. Além disso, destaca-se a urgência da ampliação e efetivação de programas sobre inclusão digital já existentes nas secretarias de educação municipais e do estado.
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