DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL EM MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, A PARTIR DO USO DE GEOTECNOLOGIAS
Abstract
A desertificação é um desastre que afeta muitas áreas do Planeta, incluindo o Semiárido brasileiro, tendo como causas condicionantes naturais e, principalmente, sociais, devido a falta de planejamento no uso/ocupação das terras, a exemplo da microbacia do Riacho do Tronco, Boa Vista, PB, cujas atividades econômicas - agricultura, pecuária extensiva e mineração - estão ocasionando degradação ambiental e desertificação. Nesse contexto, a partir da análise das relações sociedade-natureza, numa perspectiva sistêmica, este trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico geoambiental da microbacia do Riacho do Tronco, Boa Vista, PB, a partir da interpretação de imagens multiespectrais do satélite CBERS-2, sensor CCD com resolução de 20 metros e produtos cartográficos pré-existentes, processados através do Spring 4.3.3. Os mapas temáticos permitiram a compilação de informações sobre o ambiente da microbacia e os resultados mostraram que o uso/ocupação das terras, principalmente com atividades agropecuárias, tem promovido os conflitos de uso; também verificou-se que existe a necessidade de regeneração de Áreas de Proteção Permanentes e regularização das áreas de Reserva Legal nas propriedades. Finalmente, a eficiência do uso das geotecnologias no diagnóstico geoambiental pôde ser verificada pela comprovação da interpretação de informações das imagens através da pesquisa de campo realizada no local.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.