DIAGNÓSTICO GEOAMBIENTAL EM MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO, A PARTIR DO USO DE GEOTECNOLOGIAS
Résumé
A desertificação é um desastre que afeta muitas áreas do Planeta, incluindo o Semiárido brasileiro, tendo como causas condicionantes naturais e, principalmente, sociais, devido a falta de planejamento no uso/ocupação das terras, a exemplo da microbacia do Riacho do Tronco, Boa Vista, PB, cujas atividades econômicas - agricultura, pecuária extensiva e mineração - estão ocasionando degradação ambiental e desertificação. Nesse contexto, a partir da análise das relações sociedade-natureza, numa perspectiva sistêmica, este trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico geoambiental da microbacia do Riacho do Tronco, Boa Vista, PB, a partir da interpretação de imagens multiespectrais do satélite CBERS-2, sensor CCD com resolução de 20 metros e produtos cartográficos pré-existentes, processados através do Spring 4.3.3. Os mapas temáticos permitiram a compilação de informações sobre o ambiente da microbacia e os resultados mostraram que o uso/ocupação das terras, principalmente com atividades agropecuárias, tem promovido os conflitos de uso; também verificou-se que existe a necessidade de regeneração de Áreas de Proteção Permanentes e regularização das áreas de Reserva Legal nas propriedades. Finalmente, a eficiência do uso das geotecnologias no diagnóstico geoambiental pôde ser verificada pela comprovação da interpretação de informações das imagens através da pesquisa de campo realizada no local.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.