Fronteira: violações que perpassam a linha convencional
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.244206Schlagworte:
Fronteira, Outro, Direitos Humanos, Criança e adolescente, ViolaçõesAbstract
São as implicações por vezes ofuscadas das relações sociais nas fronteiras, que este artigo pretende explanar. O objetivo é aludir elementos para conhecer e problematizar a interpretação de fronteira, compreendendo a sua conformação além de um dado geográfico, ou técnico, considerando-a, um fato permeado por violações da dignidade humana. Serão apresentadas concepções de fronteira e de direitos humanos, e também dois exemplos de violações etnocêntricas que ocorrem pelas circunstâncias das fronteiras: a primeira no contexto da luta pela sua travessia e a outra é a imposição de humilhações pelo fato de habitar ou estudar na fronteira em cidades gêmeas.
Literaturhinweise
BAUMAN, Z. Vidas desperdiçadas. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm acessado em: 07 de janeiro de 2021.
BRASIL.Decreto nº99.710, de 21 de novembro de 1990.Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d99710.htm acessado em: 17 de fevereiro de 2021.
CARVALHO, J. C. de P. Etnocentrismo: inconsciente, imaginário e preconceito no universo das organizações educativas. Interface (Botucatu)vol.1no.1BotucatuAug.1997.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v1n1/14.pdf acessado em: 17 de fevereiro de 2021.
MARTINS, J. de S. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Hucitec, 1997.
NUNES, F. G. Narrativas docentes da/na fronteira: identidade, alteridade e diferença na prática de ensino e na formação de professores de Geografia. In: Portugal, Jussara F.; CHAIGAR, Vânia M. Educação geográfica: memórias, história de vida e narrativas docentes. Salvador: EDUFBA, 2015.
RAFFESTAIN, C. A ordem e a desordem ou os paradoxos da fronteira. In.: Oliveira, Tito C. M. de (Org.) Território sem limite - estudos sobre fronteira. Campo Grande (MS): Ed. UFMS, 2005.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SUNDBERG, J. Fronteras íntimas y geopolítica cotidiana en la zona fronteriza entre Estados Unidos-México. Revista de Geografía Norte Grande, 2017.
TUBINO, F. Del interculturalismo funcional al interculturalismo crítico. Red Internacional de Estudios Interculturales, 2002.
WALLERSTEIN, I. M. O universalismo europeu: a retórica do poder. São Paulo: Boitempo, 2007.
ZUSMAN, P. La técnica y la definición de las fronteras. Revista de Geografia Norte Grande, Santiago, n. 66, 2017. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-34022017000100004 acessado em: 18 de fevereiro de 2021.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Luzia de Kassia Rocha de Souza

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.