Panorama dos resíduos sólidos no centro de abastecimento de Feira de Santana/BA
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.247853Schlagworte:
Resíduos Sólidos, Impactos socioambientais, Centro de AbastecimentoAbstract
As Centrais de Abastecimento são unidades geridas pelo Estado, Municípios ou por capital misto (público e privado), destinadas à comercialização de produtos hortigranjeiros, pescados, artesanatos, entre outros, em nível de atacado e varejo. A diversidade de atividades desenvolvidas nesses estabelecimentos caracteriza grande volume diário na geração de resíduos. Nesse contexto, o presente artigo propõe analisar o manejo de resíduos sólidos no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, Bahia, destacando etapas de acondicionamento, coleta/transporte e impactos socioambientais. Os procedimentos metodológicos abrangeram o levantamento bibliográfico e documental, visitas de campo, análise e discussão integrada dos dados. Verificou-se uma média mensal de 200 a 320 t/mês de resíduos coletados, sem valor para comercialização, porém com potencial de reaproveitamento. Os resultados apontam deficiência no sistema de manejo e limpeza local e descumprimento da legislação vigente. Assim, reconhece-se a premência de ações/medidas que dialoguem com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, articulada aos riscos advindos de atividades antrópicas no espaço urbano.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Carla Alessandra Melo de Freitas Bastos, Josefa Eliane Santana de Siqueira Pinto, Michelle Pereira da Costa da Silva

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.