Panorama dos resíduos sólidos no centro de abastecimento de Feira de Santana/BA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.247853

Mots-clés :

Resíduos Sólidos, Impactos socioambientais, Centro de Abastecimento

Résumé

As Centrais de Abastecimento são unidades geridas pelo Estado, Municípios ou por capital misto (público e privado), destinadas à comercialização de produtos hortigranjeiros, pescados, artesanatos, entre outros, em nível de atacado e varejo. A diversidade de atividades desenvolvidas nesses estabelecimentos caracteriza grande volume diário na geração de resíduos. Nesse contexto, o presente artigo propõe analisar o manejo de resíduos sólidos no Centro de Abastecimento de Feira de Santana, Bahia, destacando etapas de acondicionamento, coleta/transporte e impactos socioambientais. Os procedimentos metodológicos abrangeram o levantamento bibliográfico e documental, visitas de campo, análise e discussão integrada dos dados. Verificou-se uma média mensal de 200 a 320 t/mês de resíduos coletados, sem valor para comercialização, porém com potencial de reaproveitamento. Os resultados apontam deficiência no sistema de manejo e limpeza local e descumprimento da legislação vigente. Assim, reconhece-se a premência de ações/medidas que dialoguem com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, articulada aos riscos advindos de atividades antrópicas no espaço urbano.

Bibliographies de l'auteur-e

Carla Alessandra Melo de Freitas Bastos, Mestre em Geografia, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe.

Mestre e Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Realiza pesquisa na linha de dinâmica ambiental. Principais interesses de pesquisa são: Análise Socioambiental, Resíduos Sólidos, Riscos Socioambientais, Ensino de Geografia e Recursos Hídricos.

Josefa Eliane Santana de Siqueira Pinto, Doutora em Geografia, Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe

Professora Doutora, pesquisadora e orientadora da Pós-Graduação em Geografia da UFS.Graduada em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1978), possui graduação em Bacharelado Em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1980), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Coordenou o Doutorado e o Mestrado da Universidade Federal de Sergipe (NPGEO). É professor Associado da Universidade Federal de Sergipe, Integra comissão científica dos periódicos Canindé (MAX/UFS) , - Caderno do Estudante (UFS) e - Geonordeste (UFS) . Assessor Ad Hoc da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Integra a Diretoria da ABClima e compõe a comissão científica da RBClima. Orientou Iniciação Científica, Trabalho de conclusão e curso (graduação), Mestrado e Doutorado na área de Geociências, com ênfase em Climatologia Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sergipe, clima, semiárido,recursos hídricos, dinâmica ambiental, bacia hidrográfica, meio ambiente, análise socioambiental, clima socioambiental urbano, teorias e técnicas em dinâmica ambiental, geografia e agricultura. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFS.

Michelle Pereira da Costa da Silva, Mestre em Geografia, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe

Mestre e Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atuou como Tutora Presencial da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Realiza pesquisa na linha de pesquisa dinâmica ambiental, com ênfase nas questões socioambientais nos seguintes temas: bacias hidrográficas, recursos hídricos, clima urbano, derivações antropogênicas e Sistemas de Informação Geográfica.

Publié-e

2021-04-27

Comment citer

Bastos, C. A. M. de F., Pinto, J. E. S. de S., & Silva, M. P. da C. da. (2021). Panorama dos resíduos sólidos no centro de abastecimento de Feira de Santana/BA. Revista De Geografia, 38(1), 161–185. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2021.247853

Numéro

Rubrique

Artigo Científico