As contribuições do Programa Institucional Residência Pedagógica para a formação dos licenciandos em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.250408Schlagworte:
Formação do Professor de Geografia, Estágio, Residência Pedagógica.Abstract
O estudo originou-se da necessidade de compreender a formação para a docência dos graduandos em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tomando como referência a análise da dimensão formativa representada pelo Programa Institucional Residência Pedagógica, Subprojeto Geografia, Campus I (UEPB), considerando as diferentes concepções de Estágio Supervisionado, os desafios e perspectivas dos licenciandos do mencionado Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando o método fenomenológico e técnicas de pesquisa colaborativa. Para interpretação dos dados coletados, utilizou-se as técnicas da análise do discurso dos alunos bolsistas integrantes do Programa Residência Pedagógica. Através da pesquisa, foi possível compreender melhor alguns aspectos do referido programa, tais como o auxílio da coordenação e dos professores preceptores para a sua realização, evidenciando-se a sua importância na formação de professores, a possibilidade de afirmação profissional e a valorosa experiência de inserção dos licenciandos na escola básica, embora ressalte-se que existem algumas limitações no desenvolvimento do Programa.
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