O campo como um lugar na educação geográfica dos anos iniciais: uma abordagem a partir de livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.257308Schlagworte:
Campo, Livro didático, Educação geográficaAbstract
O objetivo deste artigo é analisar de que modo o campo, os seus sujeitos e questões socioespaciais a ele inerentes são abordados no ensino da Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Para tanto, analisamos textos e imagens do livro do 4º ano do Ensino Fundamental que compõem uma das duas coleções do PNLD 2019-2022 utilizadas pelas escolas da rede municipal do município em que a pesquisa foi desenvolvida. A partir dessa análise, foi possível verificar que neste material o modo como o campo é apresentado limita-o a ideia de um espaço de negócios e/ou subordinado às necessidades e interesses das dinâmicas urbanas com ênfase aos aspectos econômicos de produção. Por outro lado, os aspectos sociais, culturais e ambientais são mencionados de forma superficial o que pode comprometer a leitura e compreensão do que é o campo pelos estudantes, sobretudo os que não o conhecem. Dessa forma, destacamos a importância da mediação docente na problematização das discussões apresentados pelos materiais didáticos com vistas à ampliação dos pensamentos dos estudantes sobre os diversos temas estudados. De modo específico sobre o campo, as discussões podem contribuir para pensá-lo em sua totalidade, como um lugar de vida e de diversidade de sujeitos e relações.
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