The field as a place in geographical education of the early years: an approach from textbooks
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.257308Keywords:
Field, Textbook, Geographic educationAbstract
The objective of this article is to analyze how the field, in its subjects and socio-spatial issues inherent to it are addressed in the teaching of Geography for the early years of Elementary School through textbooks distributed by the National Program of Book and Didactic Material (PNLD). To do so, we analyzed texts and images from the book of the 4th year of elementary school that make up one of the two collections of the PNLD 2019-2022 used by the schools of the municipal network of the municipality in which the research was developed. From this analysis it was possible to verify that, in this material, the way the field is presented limits it to the idea of a business space and/ or subordinated to the needs and interests of urban dynamics, with emphasis on the economic aspects of production. On the other hand, social, cultural and environmental aspects are mentioned superficially, which can compromise the reading and understanding of what the field is for students, especially those who do not know it. In this way, we highlight the importance of teacher mediation in the problematization of the discussions presented by the didactic materials with a view to expanding students' thinking about the various themes studied. Specifically on the field, discussions can contribute to think of it as a place of life and diversity of subjects and relationships.
References
ARROYO, M. G; CALDART, R. S; MOLINA, M. C. Apresentação. ARROYO, M. G; CALDART, R. S; MOLINA, M. C. (orgs.). Por uma educação do campo. 5º ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BEM, A. A Geografia Agrária nos livros didáticos: primeira aproximação para uma crítica do conteúdo que se ensina na escola. Revista do Departamento de Geografia da PUC-Rio (GEOPUC), ano 3, n. 6, p. 1-15, jul-dez, 2010.
CALLAI, H. C.; CAVALCANTI, L. S.; CASTELLAR, S. M. V. O estudo do lugar nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Terra Livre, São Paulo, ano 28, v. 1, n. 38, 2012.
CAMACHO, R. S. A educação do campo em disputa: resistência versus subalternidade ao capital. Revista Educação e Sociedade, v. 38, n. 140, 2017.
CAMACHO, R. S. Educação do Campo e territórios/territorialidades camponeses: terra, família e trabalho In: MOLINA, M. et al. (Orgs.). Formação De Formadores: Reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. Horizonte, MG: Autêntica, 2019, v.9, p. 169-188.
CARVALHO, H. M. de; COSTA, F. de A. Agricultura camponesa. In: CALDART, R. S. et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 746-750.
COSTA SILVA, R. G. da; SUAVE, M. P; NEVES, J. G. Geografia, livro didático e educação: problematizações da temática agrária no Ensino Fundamental. Revista Cerrados: Montes Claros, v. 19, n. 02, p. 20-51, jul./dez, 2021.
FERNANDES, B. M. Diretrizes de uma Caminhada. In: ARROYO, M. G; CALDART, R. S; MOLINA, M. C. (orgs.). Por uma educação do campo. 5º ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
MOLINA, M. C. (orgs.). Território Camponês. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 746-750.
MOLINA, M. C. (orgs.). Agricultura Camponesa e/ou Agricultura Familiar. (Não publicado).
GANDRA, A. Pesquisa aponta que fome atinge 33,1 milhões de pessoas no país. Agência Brasil, 2022. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-06/pesquisa-aponta-que-fome-atinge-331-milhoes-de-pessoas-no-pais>. Acesso em: jul. de 2022.
MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução: Hilda Pareto Maciel; Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MASSEY, D. A mente geográfica. Revista GEOgraphia, v.19, n. 40, 2017: mai/agos. Tradução: Ana Angelita da Rocha e Maria Lucia de Oliveira. Universidade Federal Fluminense: Niterói, 2017.
OLIVEIRA JR., W. M. de. Tropas de imagens partilham o (não) saber geográfico: territórios contestados de poder. Punto Sur, v. 2, p. 5-19, en./jun, 2020.
SILVA, M. A.; OLIVEIRA, A. M. de. Dialogando com o livro didático de Geografia: análise do discurso sobre a questão agrária em obras do ensino médio. Revista Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 3, set./ago. 2013.
SIMIELLI, M. E. Ápis geografia (4º ano): Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2017d (Coleção Ápis).
SOUZA, F. E. Perspectivas teóricas e metodológicas para se pensar a identidade territorial camponesa nos livros didáticos de Geografia. Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade, v.1, n.1, p. 16-33, jul./dez., 2020.
SOUZA, F. E; OLIVEIRA, V. A. de. Pensar os livros didáticos de geografia na perspectiva da educação do campo. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 169-176, maio 2022.
TONINI, I. M; GOULART, L. B. Desafios para potencializar o Livro Didático de Geografia. In: O livro didático de Geografia e os desafios da docência para a aprendizagem. TONINI et al., (orgs.). Porto Alegre: Editora Sulina, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Marieli Maria Pauli, Bruno dos Santos Simões

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.