Formação docente e contextos juvenis: um olhar multifacetado
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2024.264835Schlagworte:
formação de professores, ensino de Geografia, juventudeAbstract
Esse artigo é parte da reflexão realizada a partir do estado da arte realizado no grupo GEOCONCEITO, a fim de compreender a formação do professor de Geografia e como discutir com uma juventude cada dia mais multifacetada. Tem por objetivo discutir a necessidade do professor desenvolver desde sua formação inicial o hábito de refletir sobre suas práticas e conseguir comunicar com os saberes locais de seus alunos. Sendo assim, a partir de uma discussão teórica, demonstramos que a juventude é uma temática que veio se consolidado como temática urgente nas Ciências Humanas e Sociais, especialmente sofrerem influência direta do crescimento populacional e econômico do Brasil. Nesse sentido, pensar a formação do professor de Geografia e a importância do profissional saber refletir sobre os sujeitos e seus espaços de vivência, para uma efetiva construção do conhecimento geográfico.
Literaturhinweise
ABRAMOVAY, R. Juventude rural: ampliando as oportunidades. In: Raízes da Terra: parcerias para a construção de capital social no campo. Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Brasília – DF, Abril de 2005, Ano 1, n. 1. Disponível em: http://www.creditofundiario.org.br/materiais/revista/artigos/artigo05.htm. Acesso em: 08 out. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm. Acesso em: 13 ago. 2020.
CALDART, Roseli Salete. A escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por Uma Educação do Campo. 4ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009, p. 89-134.
CALLAI, Helena Copetti. A formação do profissional da Geografia – o Professor. Ijui: Editora Unijui, 2013.
CARDOSO, D. S. da.; TURRA NETO, N. Juventude, Cidade e Território: esboço de uma geografia das juventudes. In: Seminário de Pesquisa Juventude e Cidade, 1, 2011, Juiz de Fora. Disponível em: https://www.ufjf.br/nugea/files/2019/09/JUVENTUDE-CIDADE-E-TERRIT%C3%93RIO-ESBO%C3%87OS-DE-UMA--GEOGRAFIA-DAS-JUVENTUDES.pdf. Acesso em: 02 jul. 2021.
CARNEIRO, M. J. O ideal urbano: campo e cidade no imaginário de jovens rurais. In: SILVA, F. C. T.; SANTOS, R.; COSTA, L. F. C. Mundo rural e política: ensaios interdisciplinares. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
CASTRO, Elisa Guaraná de. Entre ficar e sair: uma etnografia da construção social da categoria jovem rural. Rio de Janeiro: Contracapa, 2017.
CASTRO, Elisa Guaraná de. Os jovens estão indo embora? juventude rural e a construção de um ator político. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica; EDUR, 2009.
CASTRO, Elisa Guaraná de. Juventude e novas mentalidades no cenário rural. In: CARNEIRO, M. J.; CASTRO, E. G. (Orgs.). Juventude rural em perspectiva. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensinar e Aprender Geografia: elementos para uma didática crítica. Goiânia: C & A Alfa Comunicação, 2024.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O Ensino de Geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012.
GAMALHO, N. P.; HEIDRICH, A. L. “A gente é da vila mas não é bandido!” O lugar e a juventude nas representações sociais dos jovens do bairro Grajuviras - Canoas/RS - Brasil. Para Onde? v. 6, n. 1, p.57-63, jan./jun, 2012. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/122642. Acesso em 03 ago. 2021.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@ - Sinopse do Censo Demográfico 2022. In: Censo Demográfico 2022. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 . Acesso em: 5 mai. 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse estatística. Disponível em: http://www.inep.gov.br/basica/censo/Escolar/Sinopse/sinopse.asp. Acesso em: 14 jan. 2024.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática e Docência: formação e trabalho de professores da educação básica. In: CRUZ, G. B. da; OLIVEIRA, A. T. C. C. de; NASCIMENTO, M. G. C. A. (Org.). Ensino de didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quarter, 2024.
LÜDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001.
MENEZES, Priscylla Karoline de. Ser jovem, ser estudante, ser do campo: A concepção de rural e urbano para jovens estudantes em escolas públicas das cidades de Goiânia e Trindade. Universidade Federal de Goiás. 2014. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4074.
NOVAES, Regina. Os jovens de hoje: contextos, diferenças e trajetórias. In: ALMEIDA, M. I. M. de, EUGENIO, F. (Orgs.). Culturas jovens: novos mapas do afeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
NÓVOA. António. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Livreto publicado pelo Sindicato dos Professores de São Paulo, 2007.
RIZZINI, I. et al. Percepções dos jovens sobre a influência dos adultos em seus processo de engajamento político-social. In: GUIMARÃES, M. T. C.; SOUSA, S. M. G. (Orgs.). Juventude e contemporaneidade: desafios e perspectivas. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos; Goiânia: Editora UFG: Cânone Editorial, 2009.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Priscylla Karoline de Menezes

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.