Materiais didáticos no ensino de geografia no Brasil: uma revisão sistemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.256588

Keywords:

ensino de geografia, material didático, educação básica, revisão sistemática

Abstract

Os materiais didáticos utilizados por professores na Geografia escolar têm sido alvo de discussões e questionamentos, a começar pela nomenclatura. É possível afirmar, entretanto, que a utilização desses materiais está direcionada a facilitação do processo de ensino e aprendizagem, sendo possível identificar uma gama desses recursos didáticos com modos de uso distintos. Metodologicamente, este artigo resulta de uma técnica da pesquisa bibliográfica, que é a revisão sistemática de literatura referente às publicações brasileiras entre os anos de 2018 a 2022, a fim de atender o objetivo deste estudo, que é identificar os materiais didáticos mais utilizados no ensino de Geografia no Brasil. Para isso, fez-se uso de uma revisão sistemática de literatura com recomendações do anagrama PICo. Como resultado é possível constatar que há uma definição do que são materiais didáticos, sendo o livro didático, um dos mais incidentes nas práticas educativas de Geografia. Portanto, a técnica da revisão sistemática traça o estado da arte das publicações brasileiras no ensino de Geografia a partir de um recorte temporal, que permite responder a questionamentos dentro dessa área do ensino.

Author Biographies

Tânia Cristina Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação, professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia-GEOPROF

Micarla Silva de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia- GEOPROF/UFRN, Mediadora do Projeto Sempre é Tempo de Aprender da 9ª DIREC- Diretoria Regional de Educação e Desporto

Nathany Morais de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia – GEOPROF/UFRN, Psicopedagoga vinculada à secretaria de educação do município de Ipueira (RN)

Tulia Fernanda Meira Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Gerontologia, Professora na Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Published

2022-12-26

How to Cite

Garcia, T. C. M., Azevedo, M. S. de, Souza, N. M. de, & Garcia, T. F. M. (2022). Materiais didáticos no ensino de geografia no Brasil: uma revisão sistemática. Revista De Geografia, 39(3), 239–254. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.256588