Materiais didáticos no ensino de geografia no Brasil: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.256588Parole chiave:
ensino de geografia, material didático, educação básica, revisão sistemáticaAbstract
Os materiais didáticos utilizados por professores na Geografia escolar têm sido alvo de discussões e questionamentos, a começar pela nomenclatura. É possível afirmar, entretanto, que a utilização desses materiais está direcionada a facilitação do processo de ensino e aprendizagem, sendo possível identificar uma gama desses recursos didáticos com modos de uso distintos. Metodologicamente, este artigo resulta de uma técnica da pesquisa bibliográfica, que é a revisão sistemática de literatura referente às publicações brasileiras entre os anos de 2018 a 2022, a fim de atender o objetivo deste estudo, que é identificar os materiais didáticos mais utilizados no ensino de Geografia no Brasil. Para isso, fez-se uso de uma revisão sistemática de literatura com recomendações do anagrama PICo. Como resultado é possível constatar que há uma definição do que são materiais didáticos, sendo o livro didático, um dos mais incidentes nas práticas educativas de Geografia. Portanto, a técnica da revisão sistemática traça o estado da arte das publicações brasileiras no ensino de Geografia a partir de um recorte temporal, que permite responder a questionamentos dentro dessa área do ensino.
Riferimenti bibliografici
ALENCAR, J. J.; SILVA, J. S. Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 9, n. 18, p. 1-14, 2018.
ALTET, M. As pedagogias da aprendizagem. Trad. Nuno Romano. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 1997.
ALYRIO, R. D. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
BANDEIRA, D. Material didático: conceito, classificação geral e aspectos da elaboração. Curso de Materiais didáticos para smartphone e tablet. Curitiba, IESDE, 2009.
COPATTI, C.; CALLAI, H. C. Tensões e intenções entre professor de geografia e livro didático na prática docente. Para Onde!?, v. 10, n. 1, p. 52-59, 2018.
DESIDERIO, R. T; PREVE, A. M. H. As imagens da Amazônia: entre cinema e geografia escolar. ETD-Educação Temática Digital, v. 23, n. 2, p. 430-447, 2021.
FIGUEIREDO, T. F.; ANDRADE, D. F. Materiais didáticos usados em uma escola municipal do Rio de Janeiro, um olhar à luz do tratado da educação ambiental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 2, 2019.
FREIRE, L. R.; PEREIRA, C. M. R. B. A paisagem no ensino de geografia a partir dos livro didáticos utilizados em escolas de ensino médio em Porto Nacional–TO. Para Onde!?, v. 10, n. 2, p. 70-77, 2018.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista katálysis, v. 10, p. 37-45, 2007.
MORAES, J. V.; CASTELLAR, S. M. V. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 422-436, 2018.
OLIVEIRA, T. P.; LOPES, C. S. O uso de jogos por professores de Geografia na Educação Básica. Ateliê Geográfico, v. 13, n. 3, p. 66-83, 2019.
RODRIGUES, A.; CUNHA, E. S. Nas entrelinhas do livro didático de geografia: a percepção de professores e alunos. Revista GeoPantanal, v. 15, n. 28, p. 183-193, 2020.
SOUZA, S. N; PAIVA, A. C. O uso de maquetes como recurso didático na geografia escolar:(re) conhecendo o conceito de lugar no contexto da usina hidrelétrica de Belo Monte. Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias, p. 1983-1991, 2019.
TANAKA, J. A. C.; ANDRADE, M. F. R. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático e o Desenvolvimento do Pensamento Científico: a Geografia em destaque. Geografia (Londrina), v. 29, n. 2, p. 261-277, 2020.
VITIELLO, M. A.; CACETE, N. H. Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.