Materiais didáticos no ensino de geografia no Brasil: uma revisão sistemática
DOI :
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2022.256588Mots-clés :
ensino de geografia, material didático, educação básica, revisão sistemáticaRésumé
Os materiais didáticos utilizados por professores na Geografia escolar têm sido alvo de discussões e questionamentos, a começar pela nomenclatura. É possível afirmar, entretanto, que a utilização desses materiais está direcionada a facilitação do processo de ensino e aprendizagem, sendo possível identificar uma gama desses recursos didáticos com modos de uso distintos. Metodologicamente, este artigo resulta de uma técnica da pesquisa bibliográfica, que é a revisão sistemática de literatura referente às publicações brasileiras entre os anos de 2018 a 2022, a fim de atender o objetivo deste estudo, que é identificar os materiais didáticos mais utilizados no ensino de Geografia no Brasil. Para isso, fez-se uso de uma revisão sistemática de literatura com recomendações do anagrama PICo. Como resultado é possível constatar que há uma definição do que são materiais didáticos, sendo o livro didático, um dos mais incidentes nas práticas educativas de Geografia. Portanto, a técnica da revisão sistemática traça o estado da arte das publicações brasileiras no ensino de Geografia a partir de um recorte temporal, que permite responder a questionamentos dentro dessa área do ensino.
Références
ALENCAR, J. J.; SILVA, J. S. Recursos didáticos não convencionais e seu papel na organização do ensino de geografia escolar. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 9, n. 18, p. 1-14, 2018.
ALTET, M. As pedagogias da aprendizagem. Trad. Nuno Romano. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 1997.
ALYRIO, R. D. Métodos e técnicas de pesquisa em administração. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.
BANDEIRA, D. Material didático: conceito, classificação geral e aspectos da elaboração. Curso de Materiais didáticos para smartphone e tablet. Curitiba, IESDE, 2009.
COPATTI, C.; CALLAI, H. C. Tensões e intenções entre professor de geografia e livro didático na prática docente. Para Onde!?, v. 10, n. 1, p. 52-59, 2018.
DESIDERIO, R. T; PREVE, A. M. H. As imagens da Amazônia: entre cinema e geografia escolar. ETD-Educação Temática Digital, v. 23, n. 2, p. 430-447, 2021.
FIGUEIREDO, T. F.; ANDRADE, D. F. Materiais didáticos usados em uma escola municipal do Rio de Janeiro, um olhar à luz do tratado da educação ambiental. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 2, 2019.
FREIRE, L. R.; PEREIRA, C. M. R. B. A paisagem no ensino de geografia a partir dos livro didáticos utilizados em escolas de ensino médio em Porto Nacional–TO. Para Onde!?, v. 10, n. 2, p. 70-77, 2018.
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista katálysis, v. 10, p. 37-45, 2007.
MORAES, J. V.; CASTELLAR, S. M. V. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 422-436, 2018.
OLIVEIRA, T. P.; LOPES, C. S. O uso de jogos por professores de Geografia na Educação Básica. Ateliê Geográfico, v. 13, n. 3, p. 66-83, 2019.
RODRIGUES, A.; CUNHA, E. S. Nas entrelinhas do livro didático de geografia: a percepção de professores e alunos. Revista GeoPantanal, v. 15, n. 28, p. 183-193, 2020.
SOUZA, S. N; PAIVA, A. C. O uso de maquetes como recurso didático na geografia escolar:(re) conhecendo o conceito de lugar no contexto da usina hidrelétrica de Belo Monte. Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias, p. 1983-1991, 2019.
TANAKA, J. A. C.; ANDRADE, M. F. R. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático e o Desenvolvimento do Pensamento Científico: a Geografia em destaque. Geografia (Londrina), v. 29, n. 2, p. 261-277, 2020.
VITIELLO, M. A.; CACETE, N. H. Currículo, poder e a política do livro didático de geografia no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.