Experiences in research, teaching and extension at the university: a path that can lead to stricto sensu graduate studies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2025.264017

Keywords:

ensino superior, university tripod, students, experiences

Abstract

This article aims to discuss the importance of experiences in research, teaching, and extension for students who wish to enter a stricto sensu graduate program. To illustrate this relevance, personal experiences lived within the framework of the academic tripod during the bachelor's degree in Geography at the State University of Bahia, Campus V, between the years 2018 and 2023 were shared. As methodological procedures, bibliographic research was carried out with the aim of understanding the formation of higher education in Brazil and its current functioning, as well as the role of the university's tripartite structure and its importance for the academic environment and society. A documentary research was also undertaken to identify the main public policies created in favor of higher education, especially since the 1930s, when the first Brazilian university was established; how such policies worked or still work and the importance of each one. Finally, a report of experience was developed focusing on my experiences, which were decisive for my admission as a regular student in the Academic Master's program of the Graduate Program in Geography at the Federal University of Bahia. In this way, it was found that, based on experiences in the university's tripod, the student plays a leading role in civic education with the potential to make them more reflective, critical, and aware of the economic, social, political, cultural, environmental, and other issues existing in the geographical space.

Author Biography

Anderson Oliveira Lima, Universidade Federal da Bahia

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

References

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília/DF: Presidente da República, [1988].

BRASIL. Censo da Educação Superior. Brasília: Ministério da Educação, 2023.

BRASIL. Decreto nº 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe sobre o ensino superior no Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, [1931].

BRASIL. Lei nº 010172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2001].

BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2005].

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.Brasília, DF: Presidência da República, [2008].

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências Brasília, DF: Presidência da República, [2012].

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2014].

BRASIL. Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Brasília, DF: Presidência da República, [2023].

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1961].

BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de dezembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1968].

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [1996].

BRASIL. Lei no 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2001].

BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [2008].

BRIDI, Jamile Cristina Ajub; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A Iniciação Científica na Formação do Universitário. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2004.

COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA. Regulamento setorial de estágio do curso de Geografia. Santo Antônio de Jesus, BA: UNEB, Campus V, 2010.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Plataforma Sucupira. Cursos Avaliados e Reconhecidos. Disponível em: 2024. https://sucupira-v2.capes.gov.br/sucupira4/. Acesso em: 20 ago. 2024.

CUNHA, Luiz Antonio. A universidade temporã: o ensino superior, da colônia à Era Vargas. 3. ed. São Paulo: Unesp, 2007.

DIAS, Ana Maria Iorio. Discutindo caminhos para a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Educação Física, Cristalina, GO, v. 1, n. 1, p.37-52, 2009.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. In: Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, 1., 1987, Brasília: UnB, 1987. p. 11-18.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRG; Brasília: MEC/SESu, 2006.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, São Paulo, v. 15, n. 1-18, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Níveis e modalidades de educação e de ensino. In: LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 343-370.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MAZZILLI, Sueli. Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em tempos de redemocratização do Estado. RBPAE, Brasília, v. 27, n. 2, p. 205-221, 2011.

MORAES, Flavio Fava de; FAVA, Marcelo. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 73-77, 2000.

OLIVEIRA, Carla Viviane Novais Cabral de; TOSTA, Marielce de Cássia Ribeiro; FREITAS, Rodrigo Randow de. Curricularização da extensão universitária: uma análise bibliométrica. Brazilian journal of production engineering, São Mateus, ES, v. 6, n. 2, p. 114-127, 2020.

OLIVEN, Arabela Campos. Histórico da Educação Superior no Brasil. In: SOARES, Maria Susana Arrosa (org.). A educação superior no Brasil. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2002. p. 31-42.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREIRAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTOS, Marcos Pereira dos. Extensão universitária: espaço de aprendizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 154-163, 2012.

SERVA, Fernanda Mesquita. Educação Superior no Brasil: um estudo sobre a política de curricularização da extensão universitária. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências.

SIEUTJES, M. H. S. C. Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista de Administração Pública, v. 33, n. 3, p. 99-101, 1999.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Curricularização da extensão dos cursos de graduação da UEPG: apontamentos e orientações. Ponta Grossa: UEPG/PROEX/PROGRAD, 2021.

Published

2025-06-09

How to Cite

Lima, A. O. (2025). Experiences in research, teaching and extension at the university: a path that can lead to stricto sensu graduate studies. Revista De Geografia, 42(1), 94–118. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2025.264017