INFLUÊNCIA DO RELEVO NAS FORMAS DE OCUPAÇÃO E USO DA TERRA E O (DES)CUMPRIMENTO ÀS LEIS VIGENTES NA ÁREA CORRESPONDENTE À FOLHA ALHANDRA 1:25.000 – PARAÍBA E PENAMBUCO, NORDESTE DO BRASIL.
Resumen
Esta pesquisa foi desenvolvida com a perspectiva de correlacionar as formas de ocupação e uso da terra com o relevo, averiguando a aplicabilidade das leis vigentes na área correspondente à Folha Alhandra 1:25.000, em que estão inseridas parcelas dos municípios de Alhandra, Pitimbu, Caaporã e Pedras de Fogo, na Paraíba, e de Itambé e Goiana em Pernambuco; localizada, predominantemente, nos Tabuleiros Litorâneos, compartimentos esculturados, em grande parte, sobre os sedimentos da Formação Barreiras. Para a realização deste trabalho, confeccionaram-se, utilizando o software SPRING 5.1.7, as cartas hipsométrica, clinográfica, de ocupação e uso do solo e a de ocupação e uso do solo irregular quanto à declividade. A partir das análises das cartas, verificou-se a predominância de áreas com até 12% de declividade, enquanto que a ocorrência de áreas >100% é mínima, ocorrendo nas cabeceiras de drenagem de alguns cursos de água. As altitudes variam de 2 a 137 m, evidenciando planícies alagáveis e tabuleiros. Constatou-se, também, que a monocultura da cana-de-açúcar é a forma de ocupação predominante, seguida de culturas temporárias/permanentes, envolvendo áreas impróprias para o desenvolvimento de tais atividades, segundo as leis vigentes.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.