INFLUÊNCIA DO RELEVO NAS FORMAS DE OCUPAÇÃO E USO DA TERRA E O (DES)CUMPRIMENTO ÀS LEIS VIGENTES NA ÁREA CORRESPONDENTE À FOLHA ALHANDRA 1:25.000 – PARAÍBA E PENAMBUCO, NORDESTE DO BRASIL.

Autores

  • Gilvonete Maria Araujo Freitas Universidade Federal da Paraíba
  • Marquilene da Silva Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Max Furrier Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com a perspectiva de correlacionar as formas de ocupação e uso da terra com o relevo, averiguando a aplicabilidade das leis vigentes na área correspondente à Folha Alhandra 1:25.000, em que estão inseridas parcelas dos municípios de Alhandra, Pitimbu, Caaporã e Pedras de Fogo, na Paraíba, e de Itambé e Goiana em Pernambuco; localizada, predominantemente, nos Tabuleiros Litorâneos, compartimentos esculturados, em grande parte, sobre os sedimentos da Formação Barreiras. Para a realização deste trabalho, confeccionaram-se, utilizando o software SPRING 5.1.7, as cartas hipsométrica, clinográfica, de ocupação e uso do solo e a de ocupação e uso do solo irregular quanto à declividade. A partir das análises das cartas, verificou-se a predominância de áreas com até 12% de declividade, enquanto que a ocorrência de áreas >100% é mínima, ocorrendo nas cabeceiras de drenagem de alguns cursos de água. As altitudes variam de 2 a 137 m, evidenciando planícies alagáveis e tabuleiros. Constatou-se, também, que a monocultura da cana-de-açúcar é a forma de ocupação predominante, seguida de culturas temporárias/permanentes, envolvendo áreas impróprias para o desenvolvimento de tais atividades, segundo as leis vigentes.

Biografia do Autor

Gilvonete Maria Araujo Freitas, Universidade Federal da Paraíba

Geociências

Marquilene da Silva Santos, Universidade Federal da Paraíba

Geociências

Max Furrier, Universidade Federal da Paraíba

Geociências

Downloads

Publicado

26.06.2013

Como Citar

Freitas, G. M. A., Santos, M. da S., & Furrier, M. (2013). INFLUÊNCIA DO RELEVO NAS FORMAS DE OCUPAÇÃO E USO DA TERRA E O (DES)CUMPRIMENTO ÀS LEIS VIGENTES NA ÁREA CORRESPONDENTE À FOLHA ALHANDRA 1:25.000 – PARAÍBA E PENAMBUCO, NORDESTE DO BRASIL. Revista De Geografia, 30(3), 24–43. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229041

Edição

Seção

Artigo Científico