O conceito de camponês na análise dos sujeitos da práxis pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.231004Palabras clave:
camponês; sujeito;sala de aula.Resumen
O processo de ensino, em sua estrutura e funcionamento, só se caracteriza como práxis, no momento em que
teoria e prática se determinam mutuamente, produzindo na relação com o objeto-sujeito desse processo – o aluno
e o professor. Eles são sujeitos na medida em que constroem a história num contexto socialmente definidos e são
objetos da história quando sofrem sua influência. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender como os
sujeitos da práxis pedagógica conceituam o camponês num momento em que há expansão do capitalismo no
campo, justificado na necessidade da modernização da agricultura, que enxerga valores estritamente
mercadológicos, ao tempo que desconsidera os valores da família camponesa, que lá se encontra. Desse modo,
os conceitos construídos em sala de aula, especialmente, sobre o campo, dependem de diversos fatores, dentre
eles, a postura do professor que pode sinalizar ou não no entendimento do fato social para além da aparência.
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