O conceito de camponês na análise dos sujeitos da práxis pedagógica

Auteurs

  • Celmara Coelho de Amorim Professora da Educação Básica
  • Raimunda Áurea Dias de Sousa Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

DOI :

https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.231004

Mots-clés :

camponês; sujeito;sala de aula.

Résumé

O processo de ensino, em sua estrutura e funcionamento, só se caracteriza como práxis, no momento em que
teoria e prática se determinam mutuamente, produzindo na relação com o objeto-sujeito desse processo – o aluno
e o professor. Eles são sujeitos na medida em que constroem a história num contexto socialmente definidos e são
objetos da história quando sofrem sua influência. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender como os
sujeitos da práxis pedagógica conceituam o camponês num momento em que há expansão do capitalismo no
campo, justificado na necessidade da modernização da agricultura, que enxerga valores estritamente
mercadológicos, ao tempo que desconsidera os valores da família camponesa, que lá se encontra. Desse modo,
os conceitos construídos em sala de aula, especialmente, sobre o campo, dependem de diversos fatores, dentre
eles, a postura do professor que pode sinalizar ou não no entendimento do fato social para além da aparência.

Bibliographies de l'auteur

Celmara Coelho de Amorim, Professora da Educação Básica

Graduada em Licenciatura em geografia pela Universidade de Pernambuco - professora da rede estadual de Pernambuco.

Participante do grupo de pesquisa Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco.  

Integrante do Centro de Estudos Agrários-CEA

Raimunda Áurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina

Professora Ajunta da UPE/Campus Petrolina, pesquisadora dos grupos de pesquisa - GPECT – Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - UFS e Grupo de Pesquisa em sociedade e Natureza no Vale do São Francisco - UPE. Professora do Colegiado de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares eCoordena o Centro de Estudos Agrarios - CEA

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Publiée

2019-06-10

Comment citer

Amorim, C. C. de, & Sousa, R. Áurea D. de. (2019). O conceito de camponês na análise dos sujeitos da práxis pedagógica. Revista De Geografia, 36(1), 75–96. https://doi.org/10.51359/2238-6211.2019.231004

Numéro

Rubrique

Artigo Científico