Aspectos legais e institucionais da formação docente em Geografia
DOI:
https://doi.org/10.51359/2238-6211.2020.247172Palabras clave:
formação docente; bacharelado e licenciatura; GeografiaResumen
O presente trabalho se propõe estudar o processo de formação docente em Geografia bem como a análise de leis que regulamentam o mesmo, dando ênfase na formação de um profissional da educação baseado nas mudanças e necessidades da sociedade, a partir da discussão do atual processo ensino aprendizagem em geografia e à docência universitária. A docência é considerada como atividade intelectual e prática, o que exige uma maior intimidade por parte do professor com os processos investigativos, pois o conteúdo por ele aprendido e com os quais ele trabalha são construções teóricas fundamentadas na pesquisa. Sua prática pedagógica requer constante reflexão, criação e recriação do conhecimento, o que pressupõe uma atividade investigativa permanente, cabendo ao professor desenvolver esta mesma prática com alunos, pois investigar é pesquisar, e ao se pesquisar se aprende a aprender e aprendendo se aprende a pensar. Diante disso, apresenta-se os seguintes questionamentos: como formar um bom professor de Geografia? O que pode a Geografia com seu ensino? Para a realização da pesquisa foi feita uma revisão da literatura, enfatizando a formação docente e o processo de ensino aprendizado em geografia e pesquisa documental.
Palavras-chave: Formação docente; Bacharelado e licenciatura; Geografia
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